Business Intelligence: tecnologia inteligente a favor da gestão de compras

10 minutos

Mais que um mero software, o Business Intelligence tem se tornado o que há de mais importante dentro da gestão de compras e vendas de qualquer empresa preparada

No surgimento de novas tecnologias – dentre elas o Business Intelligence – novas formas de operar negócios surgiram. Isso tem beneficiado praticamente todos os setores de qualquer negócio. A crescente integração de mercados proporcionou um crescente cenário de clientes e concorrentes. Consequentemente, houve também um aumento do número de dados e informações não só disponíveis para empresas, mas também criados por elas.

New Call-to-action

Esses dados são dos mais diversos e, geralmente, encontram-se dispersos dentro dos ambientes de negócios. São relatórios dos mais diversos, notas fiscais, comprovantes de todo tipo, contratos e afins. 

Ora, agora imagine que fosse possível compilar o conteúdo de todo esse material, de maneira integrada e metódica, para consulta. O propósito de criação – e razão principal pela qual o B.I. se popularizou, a princípio – foi exatamente este. O objetivo é reunir informação e organizá-la, a partir de um motor de busca e de uma metodologia, para categorização e listagem dessas informações. 

De repente, dados e informações que eram difusos poderiam ser analisados em conjunto, revelando prontos fortes ou problemas que antes seriam extremamente difíceis de se notar. Foi aí que as coisas mudaram.

O que torna a tecnologia inteligente, de fato, inteligente?

Não bastava apenas reunir todos esses dados apenas. Por isso, o Business Intelligence deu um passo além, tornando-se o que ele é hoje.

Além de reunir e organizar documentos e informações, o B.I. passou também a integrar uma metodologia. Capaz de produzir relatórios e de permitir uma análise detalhada dos dados de uma empresa, o B.I. tornou-se um aliado importante para o setor de compras por seu sucesso em auxiliar tomadas de decisões.

O potencial aqui é gigantesco. Armado com uma quantidade enorme de informações, pode-se cruzá-las de todas as formas possíveis. Esses dados podem dar origem a gráficos, tabelas e indicativos que operam e revelam o que quer que seja: sazonalidade, anomalias, potenciais de crescimento, dentre outros dados.

Tudo isso só pode levar a benefícios:

  • melhor controle do fluxo de produtos
  • monitoramento dos negócios
  • antecipação de resultados
  • diagnósticos de problemas

Esses são só alguns dos resultados que, na prática, se traduzem em vantagem competitiva e melhor eficiência corporativa.

Aplicação na prática

As aplicações práticas de Business Inteligence voltadas ao setor de compras são muitas e são de extrema relevância.

Como dissemos, o ambiente cada vez mais competitivo deve levar a um comércio cada vez mais ágil. Portanto, decisões devem ser tomadas em espaços de tempo cada vez menores.

Como o B.I. pode auxiliar a tomar decisões rápidas

O B.I. auxilia o processo de tomada de decisões uma vez que embasa e aponta, de maneira clara e objetiva, os rumos do empreendimento. Isso torna as tomadas de decisão mais técnicas e confiáveis e menos intuitivas.

Para além disso, a gestão da rede de clientes e de fornecedores, assim como de estoque, pode ser delegada também ao B.I. Sua capacidade de reunir informações, cruzá-las e apresentá-las em números permitem uma simplificação de determinados processos, já que estes são apresentados como síntese.

Qual a importância, afinal, do B.I.?

As palavras-chave aqui são agilidade e consciência. Quanto mais consciência se tiver do empreendimento e quanto mais ágeis forem as respostas para o mercado, maior o seu potencial concreto de crescimento estável. O que o Business Intelligence permite é que esses dois fatores se unam a partir de um banco de dados confiável.

Em um mundo cada vez mais integrado e que a cada dia vê saltos tecnológicos imensos, torna-se imprescindível que as tecnologias sejam incorporadas aos processos humanos de gestão. É de se esperar que algumas dessas ferramentas, como o B.I., ainda cresçam muito nos próximos anos e tomem lugar cada vez mais central no cotidiano empresarial.

Todos esses cuidados fazem parte do dia a dia da BusUp. Que tal contar com a gente para transportar o recurso mais importante de sua empresa: as pessoas? 

Escolha um serviço de fretamento completo, flexível e sempre em dia com todas as normas de segurança e garanta que seus funcionários chegarão todos os dias com pontualidade e disposição. 

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

Como economizar com o transporte de funcionários

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog