Desafios da mobilidade: como tornar mais eficaz o transporte de funcionários?

10 minutos

A segurança no transporte de funcionários pode aumentar a eficiência no ambiente de trabalho

Quem lidera equipes que trabalham em instalações afastadas dos grandes centros conhece o problema. Incidentes ocorridos enquanto os profissionais se deslocam até o local de trabalho são causas frequentes de atrasos e faltas. Diante desse cenário, o transporte de funcionários em ônibus fretado torna-se uma opção estratégica e segura para evitar os riscos associados às falhas das redes de transportes das cidades.

New Call-to-action

Especialistas afirmam que o acesso à mobilidade urbana é parte importante dos direitos de quem mora em cidades. Os municípios que contam com uma boa estrutura de vias e rodovias e um bom sistema de transportes públicos estão entre aqueles que proporcionam melhor qualidade de vida a seus cidadãos.

Mas estas são exceções. Na maioria dos casos, as cidades enfrentam grandes desafios quando se trata de infraestrutura urbana, como:

  • menos opções de transporte do que o necessário
  • maior dependência do automóvel para percorrer distâncias mais longas, o que aumenta o tempo gasto em congestionamentos
  • maior consumo de combustíveis e a poluição do ar

Só para se ter uma ideia, em dez anos a frota de automóveis e motocicletas do Brasil cresceu 400%. Assim, resolver os desafios da mobilidade urbana também é uma questão de sustentabilidade — o tema está ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.

Resiliência de transporte

As dificuldades ligadas ao deslocamento de profissionais até o local de trabalho são diretamente afetadas por questões de mobilidade urbana. Por isso, já se tem falado no conceito de resiliência de transporte. Isso significa a capacidade de um sistema movimentar pessoas mesmo quando surgem obstáculos, tais como eventos climáticos extremos, acidentes graves no trajeto a ser percorrido, falhas nas vias e rodovias e outros.

Isso se aplica tanto às opções de transporte público quanto às soluções adotadas por grandes empresas para o transporte de funcionários.

Quando a ida e a volta do trabalho são realizadas por meio de ônibus fretados, todos se beneficiam da resiliência do transporte, pois a rota diária deixa de ser um problema de cada um. A redução do estresse com eventuais incidentes tem como resultado:

  • profissionais mais descansados
  • maior bem-estar para os empregados
  • mais eficiência para a empresa

Segurança no transporte de funcionários

É comum se pensar em acidentes de percurso apenas como colisões entre veículos, mas diversos tipos de incidentes podem acontecer no trajeto entre a casa e o local de trabalho, como panes no motor, pneus furados e outros. Por isso, quando se trata do transporte de funcionários, alguns pontos são fundamentais, como:

1- Manutenção e treinamento

É importante ter atenção à manutenção frequente da frota, especialmente a conservação de pneus e freios. 

Além disso, os motoristas devem ser constantemente treinados para ficar em dia com as condutas de direção defensiva e as normas de segurança mais atuais. Eles também precisam seguir regras de conduta, sendo sempre atenciosos no trato com os passageiros. Isso é muito importante para garantir que tudo corra bem durante o percurso.

2- Segurança e ética

Existem, ainda, diversas normas que devem ser seguidas quando se trata de garantir a segurança dos passageiros. Os motoristas passam por verificações de antecedentes e as empresas disponibilizam canais de denúncias para que eventuais desvios de comportamento sejam reportados e corrigidos.

3- Condições de transporte

Outras regras dizem respeito ao uso do veículo: é preciso separar os espaços de transporte de pessoas e de ferramentas ou materiais, todos os passageiros devem estar sentados o tempo todo, e o cinto de segurança é indispensável. 

Todos esses cuidados fazem parte do dia a dia da BusUp. Que tal contar com a gente para transportar o recurso mais importante de sua empresa: as pessoas? 

Escolha um serviço de fretamento completo, flexível e sempre em dia com todas as normas de segurança e garanta que seus funcionários chegarão todos os dias com pontualidade e disposição. 

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

Como economizar com o transporte de funcionários

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog