Fretado: Confira 10 dicas para você ir ao trabalho sem estresse

9 minutos

Viver em grandes cidades exige que muitos percorram grandes distâncias todo santo dia, pelo fato de morarem longe do trabalho.  Por si só, esse caminho já é desgastante. E para piorar ganha aliados que o deixa ainda mais difícil. Separamos neste post 10 dicas para que você mantenha a calma, enquanto encara o trânsito em sua cidade.

É impossível lidar com isso sem se contagiar pela sensação de tempo perdido e irritação constante, por estar nessa situação.

Quem passa por essa situação, diariamente, com certeza se pega pensando coisas do tipo “Poderia estar praticando meu esporte, enquanto estou atrás dessa direção”. Ou ainda: “Poderia ter dormido uma hora a mais se eu não precisasse fazer essa baldeação”.

Além de fazer mal, o trânsito em grandes cidades pode influenciar negativamente em sua produtividade, e nos relacionamentos de seu ambiente de trabalho.

De acordo com especialistas, o estresse está diretamente relacionado com a falta de produtividade nas empresas, além de prejudicar o relacionamento com os amigos do trabalho.

Por isso, é importante que a calma e a tranquilidade que você tem, ao despertar, permaneça com você durante o dia. E o trânsito não pode ser um vilão quando o assunto é qualidade de vida.

Neste texto, confira 15 dicas para você ir ao trabalho sem estresse. E melhorar sua produtividade e a relação com colegas de trabalho.

    • Relaxamento antes de sair – reserve um tempo para você antes de sair. Relaxe o corpo, faça uma oração e até mesmo uma meditação. No YouTube há vários canais com meditação orientada, que te ensinam a relaxar. A meditação traz inúmeros benefícios, dentre eles a capacidade de autocontrole e confiança, essenciais para um ambiente de trabalho mais harmônico. Meditando de 5 a 20 minutos por dia, o resultado já será sentido em algumas semanas.
    • Faça caminhos diferentes e saia da rotina – toda rotina é desgastante, não é mesmo? Agora imagina fazer o mesmo caminho para o trabalho todo santo dia. Faça novos percursos. Trace novas rotas e veja outras paisagens. É comprovado que a mudança na rotina altera seu humor. Use o Google Maps para planejar o seu percurso.

     

    • Pratique esporte – a prática de esporte, além de te deixar mais saudável, ajuda você a relaxar. Sabia que a atividade física estimula a liberação de endorfina, também conhecida como hormônio da felicidade? Faça exercícios em uma academia, ou mesmo ao ar-livre.

     

    • Pratique o Mindfullness – para quem ainda não conhece este termo, nada mais é do que a capacidade de se concentrar no agora. Traduzindo ao pé da letra seria algo como ‘atenção plena’. E essa atenção pode ser usada tanto no trabalho, como na vida pessoal.

     

    • Ouça podcasts do assunto que você gosta – podcast nada mais é do que conteúdos disponibilizados em áudio e vídeo, na internet. Você pode acessá-lo direto de seu smartphone, ou no seu computador em casa. Vou te dar o exemplo de alguns: Meditation Oasis, Deep Energy 2.0 e Radio Headspace. Há um serviço de podcast chamado Podbean. Lá você vai encontrar mais canais para relaxar e melhor seu desempenho no trabalho.

     

    • Músicas relaxantes – nada melhor do que uma boa música para relaxar, não é mesmo? Chega de ouvir aquelas mesmas canções do rádio. Você pode encontrar playlists de músicas para relaxar no Spotify e também no YOUTUBE.

     

    • Técnica de ASMR – já ouviu falar em ASMR? É uma sensação prazerosa obtida através de sons relaxantes e repetitivos, sempre falando com voz baixa e suave. É ótimo para relaxar e até dormir. Há ótimos canais no YOUTUBE sobre o tema. Ah, e não se esqueça de colocar fones de ouvido. O efeito é bem melhor.

     

    • Pratique a empatia – empatia é se colocar no lugar da outra pessoa. É compreender o que o outro está passando. Não confunda empatia com simpatia. Uma pessoa simpática é aquela que tem uma boa vontade e não necessariamente se liga às dores do outro indivíduo.

     

    • Seja cordial – coloque-se no lugar das pessoas antes de se irritar. A ação dela pode não refletir a intenção e, assim, ela pode não ter desejado te prejudicar. Um dia ruim pode acontecer com todo mundo, inclusive com você.

     

    • Utilize transportes que não requerem sua atenção – acordou ruim e indisposto? Já discutiu com a família e nem mesmo as técnicas mencionadas acima surtiu efeito? Que tal mudar o seu meio de transporte? Aproveite este tempo entre sua casa e o trabalho para relaxar e pensar no que ocorreu. Transporte público e fretado são as melhores soluções para isso.

E aí gostou das dicas? Quer ficar por dentro das novidades de tecnologia, transporte e cidades? Inscreva-se em nossa newsletter!

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog