Dicas para a melhor gestão de custos e despesas.

10 minutos

Como fazer uma gestão de custos eficiente para a sua empresa? Você realmente sabe tudo o que envolve no controle de gastos x custos da sua empresa? Não se trata apenas de “economizar”, é necessário tomar as decisões certas para fazer com que os projetos e serviços sejam muito mais rentáveis.

Ter um controle eficiente das despesas pode ser um importante diferencial competitivo da empresa, pois a força financeira fornece subsídios para a empresa competir com a concorrência e oferecer os melhores produtos e serviços.

Qual a diferença entre custos e despesas?

Identificar a diferença entre custos e despesas pode ser um problema para as empresas e entender essa diferença é essencial para uma gestão eficaz. Dentro do conceito de custos e despesas, esses gastos podem ser classificados ainda como fixos ou variáveis:

– Custo ou despesa fixa: gastos que não variam com o volume produzido ou vendido.

– Custos ou despesas variáveis: gastos que variam em função do volume produzido ou vendido.

O que é custo?

Podem ser considerados custos todos os valores que fazem referência ao que é produzido pela empresa, seja uma mercadoria ou um serviço e que esteja diretamente ligado a atividade-fim.  Veja alguns exemplos de custos:

– Mão de obra: salários e encargos dos trabalhadores de uma linha de produção;

– Gastos gerais de fabricação, como por exemplo, matéria-prima e embalagens;

– Depreciação de equipamentos/ máquinas;

– Viagens corporativas.

O que é despesa?

Já as despesas são todos os valores gastos com bens e serviços que são relativos à manutenção da atividade da empresa. Seguem alguns exemplos:

– Contas de água, luz e internet;

– Alugueis;

– Alimentação dos colaboradores;

– Folhas de pagamentos;

– Benefícios corporativos;

– Materiais de divulgação.

A partir de um ótimo planejamento orçamentário, é possível fazer projeções de custos e despesas segmentadas de acordo com as áreas do negócio, definindo prioridades e uma divisão de valores para cada setor, sendo eles, financeiro, compras, recursos humanos e outros.

Em uma pesquisa do Sebrae sobre as taxas de sobrevivência e de mortalidade das empresas no Brasil em 2017, o índice de sobrevivência chegou a 76% das empresas com até dois anos de atividade, ou seja, os negócios que foram criados em 2015, cerca de 23,4% já não existem mais no período de 02 anos.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae, apenas 65% das empresas realizavam um acompanhamento da evolução dos rendimentos e gastos ao longo do tempo. Isso significa que uma boa parte das empresas, mais precisamente 35% simplesmente não reconheceram os gastos e a lucratividade dos serviços. Por isso, é necessário um acompanhamento de profissionais especializados em gestão de custos.

Dicas para a redução de custos e despesas

– Analise o fluxo de caixa:

Tenha um mapeamento de todo o fluxo de caixa, além de saber os prazos de recebidos e pagamentos é essencial para equilibrar todos os pagamentos.

– Envolva a equipe:

Para uma ação em unidade, envolva toda a equipe em uma ação de endomarketing, visando a conscientização. Explique que o processo de otimização de recursos na empresa começa nas coisas simples do dia a dia, como apagar as luzes do escritório quando não estiver em uso até mesmo trocar os descartáveis por uma caneca.

Conte com a ajuda da sua equipe!

– Adote banco de horas:

Uma boa alternativa para reduzir gastos é adotar o banco de horas. A empresa além de economizar em horas extras, o colaborador recupera o seu tempo em “folgas”, emendas de feriados ou até prolongando as férias.

– Reveja os fornecedores:

Reveja os seus fornecedores e busque as melhores parcerias, lembre-se de sempre ver o produto com qualidade e bom preço, para que no final, não haja problemas no seu produto/serviço final.

– Terceirize o transporte dos funcionários:

Em momentos de crise como o que estamos vivendo, a redução de custos é sempre uma alternativa muito recorrente em empresas de diversos segmentos e portes. Recorrer a terceirização, especialmente de serviços como o transporte fretado, pode ser uma boa opção para continuar oferecendo um serviço de extrema qualidade, por um preço justo e flexível de acordo com a demanda.

A BusUp é uma solução de gestão de fretamento compartilhado com atuação nacional. Por meio da tecnologia de um sistema de roteirização completo, sua empresa contará com a otimização das rotas de fretado, acesso a dados importantes e o gerenciamento de toda a operação por meio de uma plataforma online e dedicada. Tudo isso com a possibilidade de redução de até 40% nos custos de transporte corporativo.

Nós cuidamos de tudo: atendimento ao colaborador (24×7), gestão do dia-a-dia das rotas de fretado e contratação de operadores de ônibus. Tudo pra você ganhar tempo e focar suas energias nos processos internos da sua empresa.

Calculou, Economizou, Mudou para a BusUp!

Quer saber mais? Ligue (11) 4552-6462 ou clique no botão abaixo e preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog