Eficiência, Eficácia e o papel do RH no desenvolvimento de uma empresa

11 minutos

Apesar de serem usados quase como sinônimos, Eficiência e Eficácia se referem a conceitos não só diferentes entre si, mas também bastante distintos em relação à lógica de operação de uma empresa.

New Call-to-action

Portanto, compreender o que define cada um desses conceitos e operá-los não é apenas uma tarefa importante do setor de RH de qualquer empresa. É, de fato, uma das coisas que o torna essencial.

A diferença fundamental entre Eficiência e Eficácia

Para realizar uma tarefa qualquer, um profissional (ou um setor de uma empresa) precisa recrutar uma quantidade determinada de recursos. Esses recursos podem se referir a uma variedade de coisas distintas: mão-de-obra, matéria-prima, ferramentas, energia, dentre tantas outras coisas.

A forma como este profissional emprega esses recursos para chegar ao seu objetivo final é o que determina seu nível de eficiência. Em outras palavras, quanto menos recursos se recrutar para cumprir dada tarefa, mais eficiente aquele profissional se mostra.

O que é Eficiência?

Dessa forma, é possível dizer que Eficiência se refere a uma relação entre recursos e objetivos, sendo portanto uma característica observável nos processos internos das operações de qualquer empreendimento comercial ou industrial.

O que é Eficácia?

A Eficácia, por outro lado, se refere à conquista final de determinados objetivos, metas ou processos. Na lógica que determina a eficácia de algo, o tempo e os recursos utilizados para cumprir quaisquer objetivos não são levados em consideração, pesando muito mais as decisões tomadas no processo, a conclusão e a qualidade final do trabalho etc.

Ser eficaz, portanto, se refere aos processos e não aos recursos em si. Isso quer dizer que é possível (porém, obviamente, indesejável) que setores inteiros sejam perfeitamente eficazes no cumprimento de suas atribuições, porém extremamente ineficientes na gestão dos recursos disponíveis.

Compreender conceitos de Eficiência e Eficácia é essencial para empresas de todos os tamanhos.

Efetividade: Otimize e Conquiste!

Tendo conhecimento sobre a que se refere cada um dos conceitos abordados, é importante agora entendermos de quais formas, afinal, o setor de RH e a Gestão de Pessoas podem – e portanto devem – ser os principais articuladores para aperfeiçoar processos dentro de qualquer empresa!

Como você já deve imaginar, no final das contas tudo se trata de uma equação bastante simples: cumprir com excelência os objetivos e metas. Além, claro, de agir evitando o desperdício e o dispêndio desnecessário de recursos e energia sem sacrificar a qualidade.

Otimizar significa tornar a empresa mais eficiente; isso a coloca à frente da concorrência, agiliza processos e permite clareza em toda cadeia de produção. Conquistar se refere a alcançar os objetivos com qualidade e com planejamento. Por fim, a essa relação se dá o nome de Efetividade.

Para estabelecer um ambiente de trabalho solidamente efetivo, vale se atentar a essas observações importantes que os bons gestores devem estar sempre buscando:

Reconhecendo Lideranças:

Um líder é capaz não apenas de conduzir de maneira coerente um time de colaboradores, como é também capaz de motivá-lo. Reconhecer lideranças em potencial em meio aos colegas de trabalho e atribuir-lhes papel de líderes é um fator que contribui para a efetividade.

Clima Organizacional:

Vestir a camisa da empresa é importante, mas de que forma isso é possível? Operar o Clima Organizacional é o grande diferencial para manter os colaboradores empenhados e engajados. Falando nisso, fique ligado pois este é o tema do nosso próximo post sobre Gestão de Pessoas!

Treinamento e Especialização:

Investir em cursos de capacitação ou treinamentos internos para funcionários e equipes não só os capacita, como os encoraja a buscar cada vez mais o auto-aperfeiçoamento.

Comunicação de Qualidade:

É importante se fazer claro e utilizar da melhor forma as tecnologias e as palavras em um ambiente de trabalho – isso mantém os colegas alinhados às metas, cientes de sua importância e engajados!

Mobilidade e Conforto:

Colaboradores descansados e tranquilos tendem a produzir mais e melhor, o que, certamente, contribui para um ambiente de trabalho mais calmo e ágil. Ao considerar este cenário, empresas de translado, transporte e decoração podem ser um diferencial inusitado.

Sem dúvidas, a tarefa de gerir os Recursos Humanos de qualquer empreendimento é, certamente, um desafio. E para superá-lo, é necessário estar armado com todos os métodos e técnicas disponíveis para otimizar e conquistar um ambiente de trabalho competitivo e de sucesso!

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

Como economizar com o transporte de funcionários

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog