Entenda o impacto da mobilidade no dia a dia dos colaboradores.

8 minutos

A mobilidade urbana de qualidade é um fator crucial para o deslocamento das pessoas nos centros urbanos. Uma vez que a locomoção é, praticamente, uma necessidade básica, necessária tanto para fins de trabalho, estudo ou atividades pessoais.

Com base nos dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana na Cidade, feita pelo Ibope Inteligência a pedido da Rede Nossa São Paulo em 2018, os paulistanos gastam, em média, 1 hora e 57 minutos, todos os dias, para ir e voltar do trabalho. Além disso, cerca de 80% dos deslocamentos nas grandes cidades brasileiras são realizadas por motivos de trabalho ou estudo.

Em meio a esse tempo elevado de deslocamento nos grandes centros, é notado que esses trajetos podem impactar diretamente o dia a dia de trabalho desses profissionais, se fazendo necessário a busca por alternativas de transporte que proporcionem a união entre o bem-estar e a mobilidade.

A seguir, listamos alguns impactos comuns que os colaboradores das empresas estão sujeitos em meio a uma mobilidade pouco eficiente. Acompanhe o artigo e descubra:

Cansaço x redução da produtividade

Ao ser surpreendido por uma situação de trânsito, o colaborador é submetido a uma carga emocional alta, fator esse que pode influenciar diretamente no seu humor, comportamento e até mesmo, na sua produtividade. Segundo pesquisa realizada pela Abramet, o trânsito é um dos principais fatores desencadeadores do estresse.

Isso pode gerar complicações nas suas relações interpessoais, bem como atrapalhar seu rendimento. Por isso, fornecer opções de transporte que proporcionem mais tranquilidade para os colaboradores, pode contribuir para a experiência positiva destes junto a empresa.

Aumento de atrasos e faltas

Em uma mesma empresa, podem coexistir várias opções de transporte para o deslocamento ao trabalho, visto que há colaboradores situados em vários bairros e cidades.

Os colaboradores que se locomovem utilizando o transporte público, podem estar sujeitos a atrasos dos veículos e lotações, fatores esses que podem contribuir para os atrasos, imprevistos e até mesmo faltas. Uma sugestão para resolver essa questão é ofertar um meio de que proporcione a centralização do transporte corporativo em um único modal que seja benéfico e atenda a todos de forma personalizada e flexível, como é o caso do fretamento corporativo.

Com essa modalidade de transporte, o colaborador se desloca ao trabalho com mais conforto e pode utilizar o tempo que seria gasto no trânsito com outras atividades, como leitura, assistir séries, filmes e, até mesmo, dormir. Existem empresas ainda que proporcionam mais gestão e controle desse serviço, agregando tecnologia por meio de uma plataforma web que mostra todos os indicadores desse serviço, como é o caso da BusUp (hiperlink https://busup.com.br/empresa/), especialista em transporte por fretamento com atuação nacional.

Exposição a riscos

Para se deslocar ao trabalho todos os dias, os colaboradores ficam expostos a vários fatores, sendo eles naturais, como as mudanças climáticas, além de fatores externos, como a distância e o tempo de deslocamento até o ponto de embarque, a exposição por muito tempo nos pontos de encontro, além da incerteza de quando o transporte vai chegar. Todos esses fatores fazem com que o colaborador perca tempo.

Imagine a situação de uma empresa localizada em uma rodovia e que possui operação nos três turnos. Para o colaborador que sai no terceiro turno, o transporte é um problema, visto que ele tem que ficar esperando cerca de 30 minutos até que seu meio de locomoção chegue e que sua jornada até sua residência se inicie.  Nesse período de tempo, o que acontecer com o colaborador é responsabilidade da empresa, por isso, é necessário que esta busque alternativas que proporcionem mais qualidade de vida e preservem a integridade dos colaboradores.

Por isso, é necessário que as empresas promovam iniciativas que destaquem seus compromissos em oferecer caminhos para que a mobilidade dos colaboradores melhore sempre. É papel da empresa não somente buscar sugestões, mas sim, viabilizá-las por meio de ações concretas para que a mudança seja notada de fato. São exemplos eficientes adotados por várias empresas a implantação do fretamento corporativo, estímulo a grupos de carona para os que utilizam seus próprios veículos para ir ao trabalho ou até mesmo o trabalho de home office. 

Proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho para os colaboradores é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Para isso, a organização deve proporcionar um ambiente harmônico para que estes se sintam motivados, engajados e alinhados aos objetivos da organização. Nesse cenário, o transporte corporativo pode sim contribuir com essa experiência.

Agora que você já entendeu a relação entre mobilidade e bem-estar, escolha a melhor forma de deslocamento dos seus colaboradores ao trabalho. Conte com a BusUp Brasil caso sua escolha seja o fretamento corporativo. Preencha o formulário abaixo e fale com um dos nossos especialistas.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog