Entenda porque as empresas de facilities são cruciais para seu negócio

8 minutos

A área de facilities pode ajudar sua empresa a economizar até 20% em despesas com infraestrutura

As empresas de facilities são companhias privadas que prestam serviços especializados de infraestrutura, como segurança, limpeza, manutenção e outros. A Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC) estima que, no próximo ano, o setor cresça 9,7%, uma porcentagem 7,4% acima do índice global. Especialmente com a pandemia, o setor pode ser crucial para manter o funcionamento das empresas.

Quer saber mais sobre o tema? Descubra no artigo abaixo!

New Call-to-action
As empresas de facilities podem ajudar a reduzir em até 20% as despesas da uma empresa

Por que as empresas de facilities são fundamentais para seu negócio?

A International Organization for Standardization (ISO) define Facilities como: “função organizacional que integra pessoas, lugares e processos com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade das organizações”.

Pode-se definir que Facilities são atividades cotidianas que dizem respeito à manutenção da infraestrutura da empresa. A área visa garantir o bem estar dos funcionários, assim como a segurança e a salubridade dos ambientes de trabalho, o que auxilia para melhor qualidade de vida aos colaboradores.

As áreas que englobam os Facilities são:

  1. Limpeza e Conservação
  2. Segurança do Trabalho
  3. Recepção e Atendimento
  4. Manutenção
  5. Armazenagem
  6. Suporte Administrativo
  7. Recrutamento e Seleção
  8. Jardinagem
  9. Vigilância e Segurança Patrimonial
  10. Fretamento e Transporte de Pessoas

Abraçando diversos setores, a terceirização de atividades auxilia em vários aspectos empresariais, desde finanças até formação de mão de obra especializada.

Veja também: Você sabe como criar um bom fluxograma de compras para sua empresa?

Quanto posso economizar ao contratar uma empresa de facilities?

Outro ponto diz respeito à economia que a área pode gerar para as empresas. A ABRAFAC estima que, especialmente com a pandemia, contar com uma empresa de facilities pode reduzir em até 20% as despesas de uma empresa com infraestrutura. Atualmente, o setor movimenta cerca de 60 bilhões de reais no Brasil por ano.

Com a terceirização de alguns serviços, as preocupações referentes a treinamento, especializações, gestão, salários e benefícios passam a ser da empresa contratada, o que simplifica o orçamento. Além disso, empresas de facilities também se responsabilizam por equipamentos necessários para o sucesso da atividade.

Qual a Vantagem de Contratar uma empresa de facilities?

Toda gestão envolve empenho. Por isso, é sempre desejável usar o potencial disponível em tarefas e procedimentos que sejam referentes à atividade-fim do negócio. A grande vantagem em contratar uma empresa de facilities está na economia de tempo e de recursos.

Dessa forma, todos podem focar nas atividades essenciais para o negócio. As tarefas ligadas à rotina de infraestrutura deixam de ser uma preocupação à medida em que passam a ser executadas por empresas especializadas.

A qualidade do serviço é outro ponto positivo

As empresas de facilities fornecem profissionais qualificados para a execução de tarefas ligadas à rotina interna e à manutenção de ambientes como um todo. Portanto, todo treinamento e formação técnica necessários para aprimorar o trabalho dessas equipes é de responsabilidade da empresa contratada, o que garante a qualidade do serviço.

Além disso, uma vez que se contrata uma empresa de facilities, as preocupações referentes a banco de horas, contratação, resolução de conflitos, desligamentos, gestão e logística passam a ser da contratada.

Isso quer dizer, na prática, que os colaboradores da empresa poderão focar naquilo que realmente importa, sabendo que as tarefas de infraestrutura serão desempenhadas com excelência por quem mais entende do assunto.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog