Gestão de compras. Como se planejar para o próximo ano?

5 minutos

Que o ano de 2020 foi um ano atípico não podemos negar. Nesse cenário de incertezas, o planejamento, o controle e a previsão se fizeram indispensáveis para a saúde financeira das empresas de diversos portes e segmentos.

 O departamento de compras se tornou ainda mais estratégico e vital para que isso acontecesse, sempre em busca de alternativas para a redução de custos e otimização de recursos para o alcance de resultados positivos para as empresas.

Para 2021, destacamos novamente a importância do planejamento para uma gestão de compras eficiente e estratégica, visando minimizar os riscos e contribuir para o desenvolvimento da empresa como um todo. Por isso, reunimos duas dicas incríveis para uma gestão de compras ainda mais eficiente para você aplicar no novo ano que está por vir.

Que tal começar agora seu planejamento de compras?

Primeiro de tudo, antes de começar o planejamento, estruture muito bem esse departamento com profissionais aptos para o desenvolvimento dessa função, afinal, toda empresa tem necessidades de compra e esses profissionais serão responsáveis por avaliar e viabilizar cada uma delas.

Em seguida, centralize todas as informações em um único sistema para que você possa consultar históricos, comparar orçamentos e analisar dados com mais agilidade e precisão, facilitando a tomada de decisões.

Com a análise dos dados captados, se possível, busque fazer o levantamento das demandas previsíveis do ano que está por vir. Leve em consideração também se seu negócio sofre algum impacto como a sazonalidade, como por exemplo, aumento do valor da matéria prima, como é a atual necessidade do seu estoque de acordo com os meses do ano e outros fatores. Assim você começa a criar projeções, ganha poder de negociação e não é surpreendido por demandas urgentes que podiam ser previstas e que chegam até você de última hora.

Relacionamento é tudo! Tenha fornecedores como parceiros estratégicos.

Desenvolver fornecedores para as compras da sua empresa é essencial. Por isso, busque fornecedores que entreguem muito mais que apenas um preço competitivo, mas também prazo de entrega, qualidade e confiança.

Construir um relacionamento comercial próximo e ter esse público como parceiro estratégico do seu negócio faz com que sua empresa tenha algumas vantagens, como por exemplo, ter com quem contar em meio a situações de emergência, além do acesso a condições especiais com antecedência, fator esse que contribui com seu planejamento financeiro.

Vale lembrar que a questão dos fornecedores não se estende apenas na aquisição de bens para a sua empresa, como matéria prima e demais insumos de produção. É necessário também contar com parceiros estratégicos para fornecer os serviços, como, por exemplo, o fretamento dos seus colaboradores para o trabalho, por meio de um fornecedor que possibilite o desenvolvimento de rotas mais otimizadas, viáveis e sob medida para sua equipe interna, gerando assim, economia financeira para o seu negócio. 

Esperamos que essas dicas te ajudem a planejar o seu departamento de compras para 2021, possibilitando mais agilidade e eficiência para essa função.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog