Gestão organizacional: o que é e como implementar

10 minutos

Veja quais são os benefícios de adotar uma boa gestão organizacional

Em um mundo de negócios marcado por frequentes transformações tecnológicas e de valores, é preciso investir na inovação e na adaptação a novos cenários. Para tal, é fundamental a adoção de algum tipo de planejamento que garanta o controle e a gestão organizacional das atividades e da equipe de trabalho.

Os resultados de uma boa gestão vão desde a integração dos colaboradores até o aumento dos lucros das organizações. De acordo com os dados divulgados pela Great Place to Work, empresas que não possuem uma boa gestão podem ter até três vezes mais rotatividade de funcionários. A consequência disso pode se refletir em uma perda de talentos considerável e impactos financeiros negativos.

Neste artigo, veremos como a gestão organizacional pode auxiliar sua empresa a estabelecer uma política de boas práticas organizacionais que permita alcançar as metas estratégicas e sustentar vantagens competitivas no mercado.

New Call-to-action
Grupo de trabalho debatendo o plano de gestão organizacional

Como identificar uma má gestão organizacional? Conheça os 3 principais sinais

Para corrigir possíveis desvios, é muito importante que o gestor esteja atento aos sinais. Vamos falar aqui dos principais indícios de que a gestão organizacional não está sendo bem realizada. São eles:

1. Baixa produtividade

Segundo o State of the Global Workplace, estudo realizado pelo Instituto Gallup anualmente com trabalhadores do mundo inteiro, apenas 15% dos funcionários se sentem engajados em suas atividades de trabalho. Isso significa que os outros 85% trabalham de forma desmotivada ou até mesmo desatenta, o que pode gerar retrabalho e atrasos, impactando diretamente a produção da empresa.

2. Alta rotatividade de funcionários

A falta de motivação dos colaboradores tem um outro desdobramento bastante prejudicial para as empresas: a baixa retenção de talentos ou a alta rotatividade de funcionários, o chamado turnover. Segundo dados do DIEESE, o índice de rotatividade voluntária nas empresas brasileiras é de 24%. Em contrapartida, o índice levantado para empresas que investem em gestão organizacional é de apenas 7%.

3. Impactos financeiros

A má gestão organizacional pode gerar também impactos negativos nos resultados financeiros de uma empresa, seja pela baixa produtividade e perda de talentos, como pela falta de organização e liderança das atividades realizadas. Segundo o Great Place to Work, empresas que investem em clima organizacional podem lucrar até 7% mais do que as que não possuem um plano claro voltado ao incentivo e bem-estar de seus funcionários.

Mas como fazer para evitar os impactos negativos e realizar uma boa gestão?

Conheça 4 boas práticas que podem revolucionar a gestão organizacional de sua empresa

Segundo pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a estrutura organizacional de uma empresa é formada basicamente por: tecnologias, pessoas e tarefas. Portanto, são esses os pontos de atenção que uma boa gestão deve focar. Vale ressaltar que essa estrutura é fortemente influenciada pelas especificidades do ambiente organizacional da empresa. Veja quais são as práticas que podem ajudar na mudança de cultura da sua empresa:

1. Mapear as atividades e planejar ações estratégicas

Para traçar um bom plano de melhorias, é necessário conhecer bem as atividades realizadas, os funcionários envolvidos e todas as especificidades de cada tarefa. A adoção de um sistema de gestão pode ser muito útil para se ter uma visão ampla, mas também detalhada, de todos os processos da empresa.

2. Organizar e centralizar dados e informações

Organizar e centralizar as informações é extremamente necessário para qualquer empresa. A escolha de um sistema de gestão deve levar em consideração as especificidades das atividades realizadas e da equipe de trabalho disponível.

3. Estabelecer uma comunicação eficiente

A comunicação é uma ferramenta poderosa para o estabelecimento de uma nova cultura organizacional. Informações claras, transparência e a promoção de um ambiente aberto ao diálogo devem ser metas de qualquer líder de equipe de trabalho.

4. Realizar constantes pesquisas de ambiente

Promover canais para que os funcionários possam dar feedbacks é útil não só para corrigir desvios, mas também para aprimorar as boas práticas organizacionais e gerar soluções colaborativas. De acordo com o ranking do Great Place to Work de 2019, após receber quase 3.000 sugestões por organização, entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, 80% dessas ideias foram implementadas.

Use a tecnologia a seu favor

A adoção de um sistema de gestão organizacional é fundamental para o sucesso de seu negócio. O controle e a organização das atividades e das equipes de trabalho são peças chave para alcançar metas estratégicas e sustentar vantagem competitiva no mercado.

De acordo com os dados que vimos neste artigo, a adoção de boas práticas e o estabelecimento de uma política de melhoria contínua têm impacto não só na satisfação dos colaboradores como efetivamente nos lucros da empresa.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog