Ir e voltar para Cajamar todos os dias é um desafio? Estudo de mobilidade desenvolvido pela BusUp para empresas de Cajamar-SP.

12 minutos

A cidade de Cajamar está situada na região metropolitana de São Paulo, pouco menos de 30 quilômetros da capital paulista e localizada estrategicamente perto do Rodoanel e das Rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Além disso, segundo estudo exclusivo realizado pela Urban Systems em 2016, Cajamar é a 5ª cidade classificada como pequena mais desenvolvida do Brasil, de acordo com a análise de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes.

Por esses e muitos outros atributos, a região está atraindo atenção de empresas nacionais e internacionais para a construção e locação de galpões logísticos e industriais.  Segundo pesquisa do Diário do Comércio, Jornal das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, mais da metade da área dos galpões logísticos de Cajamar são ocupados por empresas do varejo físico e online, 33% e 24%, respectivamente. No varejo físico, por exemplo, estão os atacadistas Assaí, Makro, Carrefour, Marabraz e a Leroy Merlin. Já no varejo on-line estão, a B2W, líder do e-commerce com Americanas, Submarino e Shoptime, além do Mercado Livre e a Amazon.

Hoje, Cajamar é sede de vários centros de distribuição de empresas nacionais e internacionais ligadas ao ramo logístico e industrial, e para fazer com as operações dessas empresas funcionem, centenas de colaboradores saem de várias regiões da grande São Paulo e região metropolitana para trabalhar, todos os dias.

Com foco em proporcionar mais bem-estar e conforto para o deslocamento, as empresas estão buscando alternativas para proporcionar uma mobilidade mais segura e eficiente aos colaboradores, mas que viabilize também, economia financeira. Dentre as alternativas corporativas mais comuns estão o incentivo ao uso de transporte público coletivo, o oferecimento do vale combustível para os colaboradores que vão com seus próprios carros, o incentivo a caronas para a redução de veículos nas ruas e consequentemente, a contribuição para o meio ambiente e até mesmo o fretamento corporativo.

Quando se fala em transporte corporativo, o planejamento, a previsão e o controle se tornam fatores imprescindíveis. Primeiro de tudo, te convidamos a fazer a seguinte reflexão: Sua empresa já calculou o quanto é gasto por mês com o transporte dos colaboradores?

Pensando em auxiliar você, gestor de Cajamar-SP e de todas as cidades do Brasil na decisão de que meio de  transporte de colaboradores adotar, a BusUp Brasil realizou um estudo de mobilidade para entender o custo de transporte de seis regiões de São Paulo para Cajamar, sendo elas, Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato, evidenciando os custos estimados (mínimo e máximo) do vale transporte por colaborador e o tempo estimado de percurso em relação ao serviço de fretamento.

Para esse estudo, foi simulada uma empresa se encontra em Cajamar e possui três turnos de trabalho, sendo o primeiro turno das 06:00 às 14h20, o segundo turno das 14h25 às 22h40, ambos de segunda a sexta, e, o terceiro turno das 22h45 até 05h50.

Para as seis regiões citadas acima, a BusUp fez pesquisas e calculou o valor mínimo e máximo de vale transporte por dia, além do tempo mínimo e máximo de deslocamento até Cajamar.

                Como é possível ver nos gráficos acima, o valor médio mensal por colaborador fica, em média, R$828,00 e o tempo médio de deslocamento por trajeto é acima de 02 horas.

                Em meio a essa situação, como duas possíveis soluções em relação aos indicadores obtidos pelo transporte público, a BusUp fez a sugestão de rotas de fretamento diretas partindo de cada uma das seis regiões, com destino expresso à Cajamar, além de rotas para atender múltiplas regiões de forma simultânea, enquanto não há colaboradores suficientes para completar as rotas de fretamento diretas.

Veja a seguir a ilustração das rotas desenvolvidas pela a BusUp para ambas as soluções e o tempo médio de deslocamento.

De acordo com o Country Manager Brasil Marco Aurélio, em um comparativo geral, ao considerar a média do valor do vale transporte versus fretado BusUp foi possível destacar a  relação entre custo e benefício do fretamento BusUp, que, além da redução do tempo de percurso, viabilizou mais de 70% de redução de custos por colaborador/ mês nesse serviço, conforme é percebido na tabela comparativa a seguir.

Como mencionado anteriormente, esse estudo realizado pela BusUp buscou auxiliar gestores a tomarem decisões sobre qual meio de transporte investir para o transporte diário dos colaboradores. Sabe-se que cada empresa tem uma necessidade diferente e por isso, esperamos que essas informações te inspirem e ajudem a tomar a decisão mais viável para o momento da sua empresa.

Mas, apesar de tudo, uma coisa é certa.  Além da localização estratégica dos galpões com estruturas completas e tecnológicas, ainda sim, é necessário contar com a força diária de colaboradores. Afinal, eles são responsáveis diretos por viabilizar operações nos mais diversos sites de uma organização.

Levando isso em conta, a empresa pode contribuir, ainda mais, para o dia a dia desses colaboradores oferecendo uma alternativa de fretamento corporativo mais confortável, seguro e flexível. Essa modalidade de transporte, muitas vezes, se torna mais econômica e rápida em inúmeros casos, como o evidenciado no estudo realizado pela BusUp em Cajamar.

Atualmente, os benefícios corporativos são cada vez mais importantes para a atração e retenção de talentos. Visto que, a valorização e a motivação dos colaboradores são caminhos para o engajamento e para o sucesso das organizações. Dentre as práticas principais e mais comuns de valorização das empresas estão a disponibilização de convênios odontológicos e médicos, cesta básica, vale alimentação e refeição, descontos em livrarias, academias, farmácias, deslocamento ao trabalho por meio do serviço de fretamento e muitos outros. Segundo uma pesquisa recente da Catho mais de 40% dos profissionais empregados valorizam um pacote de benefícios atrativo.

Ao disponibilizar o transporte por fretamento como benefício, os colaboradores ganham tempo para descansar ou até mesmo desenvolver outras atividades pessoais para descontrair como ler, assistir séries, filmes entre outros. Além de se verem livres do trânsito caóticos dos grandes centros urbanos, contribuindo também para o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.

No comércio eletrônico, que é a força motriz de Cajamar, vence a competição quem tem um menor custo e a entrega mais rápida. No entanto, vale destacar a importância da valorização do capital humano, visto que ele é um dos bens mais importantes das organizações.

Gostou do artigo? Que tal começar o ano de 2021 proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar aos seus colaboradores por meio do fretamento corporativo da BusUp? Faça um estudo de mobilidade gratuito com a BusUp e descubra a viabilidade do fretamento para sua empresa agora mesmo.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog