O que você precisa saber sobre a capacidade produtiva da sua empresa

10 minutos

Veja como calcular e melhorar a capacidade produtiva da sua empresa.

A produtividade é um dos critérios mais buscados pelas empresas e indústrias que querem ser eficientes. No Brasil, a melhoria da capacidade produtiva é um desafio constante. As empresas da Irlanda, o país com melhor desempenho do mundo, têm produtividade média seis vezes melhor que a das brasileiras, segundo o Our World in Data

Na prática, isso significa que os trabalhadores irlandeses produzem 99 dólares por hora, enquanto aqui a produção é de 16 dólares por hora. Ou seja, empresas com baixa capacidade produtiva lucram menos. Neste artigo, apresentaremos o que pode ser feito para reduzir os impactos de uma capacidade produtiva mal administrada.

New Call-to-action
Investir em capacidade produtiva pode ser um fator de diferenciação para as empresas

O que é capacidade produtiva

A capacidade produtiva de uma organização é calculada em função do máximo de entregas que podem ser feitas, em um período de tempo, com base nos recursos disponíveis. Ela pode ser medida diariamente, como por exemplo em um restaurante que produz 500 refeições por dia, ou mensalmente, em uma planta que fabrica 2.200 tênis por mês.

Essa capacidade está diretamente ligada aos equipamentos e à força de trabalho existentes nas instalações. Mas ela pode também ser influenciada por fatores sazonais que façam a demanda aumentar ou diminuir em determinados períodos do ano. 

Atingir a capacidade produtiva ideal não significa, necessariamente, produzir o máximo possível o tempo todo. O objetivo deve ser equilibrar produção e demanda, para que não haja faltas nem excessos no estoque. 

Esse equilíbrio pode ser obtido quando se tem uma visão clara da relação entre a capacidade produtiva e a procura pelos bens ou serviços oferecidos, com a ajuda de ferramentas e de melhorias nos processos.

Como usar a capacidade produtiva para gerar valor

A eficiência produtiva é um fator importante para a geração de valor de uma companhia, que pode ser maximizada por meio da utilização racional dos recursos. Por isso, é fundamental conhecer a real necessidade de capacidade produtiva de sua empresa, para que não haja nem capacidade ociosa nem gargalos de produção

De acordo com um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina, as empresas que conseguem identificar sobrecargas na produção minimizam os efeitos negativos deste problema e obtêm importantes vantagens competitivas. Tudo isso aumenta o potencial de geração de valor e pode motivar melhores resultados, com impacto até no desempenho da companhia no mercado de capitais.

Como melhorar os processos da sua empresa

Ao fazer o estudo de capacidade produtiva, vale a pena mapear os principais problemas e elaborar um plano de ação. Para identificar os pontos de atenção, responda às seguintes perguntas:

  • Existe controle de produção por máquina?
  • Onde estão os gargalos da linha de produção?
  • Há excesso ou falta de estoques em algum momento da operação?
  • Qual é o tempo de espera entre um processo e outro?
  • A demanda do mercado varia de forma sazonal?
  • A matéria-prima está sempre disponível ou também há sazonalidades no fornecimento?

Tendo em mente esses critérios, você terá um diagnóstico realista, com base em dados. Assim, será mais fácil elaborar um planejamento estratégico que reduza a ineficiência dos processos e aumente os resultados positivos.

Após a etapa do diagnóstico, adote estratégias para otimizar os processos e, consequentemente, aumentar a capacidade produtiva. Veja algumas sugestões para obter esses resultados:

1. Adote ferramentas para identificar problemas no fluxo de trabalho

Monitore os dados de sua linha de produção com ferramentas como APS (Advanced Planning and Scheduling) e S&OP (Sales & Operation Planning). 

2. Use a organização da área de produção a favor da eficiência

Uma área de produção fabril desorganizada, com layout ruim, pode atrapalhar muito a eficiência do fluxo de trabalho. Padronize processos, crie áreas de armazenamento para ferramentas e manuais e garanta que todos conheçam e sigam esses padrões.

3. Acredite no conhecimento das equipes

Evite estabelecer metas pouco realistas: equipes que trabalham sob pressão para atingir resultados inalcançáveis acabam desmotivadas e produzem menos. Envolva os funcionários. Pergunte a eles de que maneira os processos podem melhorar e acredite nas sugestões de quem conhece de perto a rotina de produção. 

Use recursos e ferramentas para aumentar a capacidade produtiva

A melhoria da capacidade produtiva de sua empresa pode ser atingida com a utilização racional dos recursos, evitando problemas como gargalos de produção e capacidade ociosa. Isso pode ser obtido por meio da melhoria de processos, elaborando-se um plano de ação que inclua os pontos de atenção abordados neste artigo. Com o uso de boas ferramentas, a padronização de processos e o envolvimento dos colaboradores, sua empresa irá obter resultados mais eficientes.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog