Otimização do serviço de fretamento contínuo. O que é e como é feito?

8 minutos

Você, empresa, que já utiliza o serviço de fretamento para o deslocamento diário dos seus colaboradores sabia que há a possibilidade de otimizar esse serviço e ainda alcançar a redução de custos? O tema do artigo de hoje é a otimização do serviço de fretamento e os principais benefícios para sua empresa e seus colaboradores. Para melhor ilustrar essa questão, mostraremos a seguir um cenário bastante comum para quem já utiliza o serviço de fretamento tradicional:

Durante a busca para a contratação de um serviço de fretamento, uma empresa operadora específica é contratada atender a demanda da sua empresa. Por não levar em conta alguns fatores de ocupação, os fretados apresentam muitos assentos vagos, não tendo um aproveitamento total do serviço contratado. Essa questão, a curto prazo, parece não afetar a empresa, no entanto, a longo prazo, pode gerar impactos, tanto financeiros, operacionais e também para a qualidade do transporte para a equipe.  Com a otimização do fretamento por uma empresa especialista nesse serviço, essa questão é resolvida e monitorada constantemente para manter um serviço sob medida e mais personalizado possível as necessidades dos colaboradores e empresa.  

Passos para a otimização do serviço de fretamento

A otimização do serviço de fretamento é feita em três etapas principais, que serão apresentadas resumidamente a seguir:  

1) Mapeamento das necessidades de transporte dos colaboradores: É desenvolvido um estudo de mobilidade completo para a empresa, tendo como principal informação, os endereços de todos os colaboradores que utilizarão o serviço de fretamento. 

2) Tecnologia para a roteirização das rotas: Após mapeados os endereços, é possível traçar todo o planejamento de frotas de fretados, rotas, turnos e assentos necessários para suprir a demanda da sua empresa, de forma mais sob medida possível. Essa etapa é cumprida com o suporte de uma tecnologia de roteirização de rotas, que faz a definição dos melhores percursos, marcação dos pontos de chegada e partida dos fretados de acordo com os objetivos definidos pela empresa.

3) Validação física das rotas: Após o desenvolvimento das rotas, há todo o cuidado e atenção para a validação das rotas por meio de uma equipe especialista que, realiza os percursos definidos para encontrar possíveis pontos de melhoria e só assim, ativá-las junto a empresa contratante.

A grande chave para a economia que a otimização de rotas pode trazer para a empresa está, justamente, no acompanhamento flexível e constante desse serviço. Visto que, com o tempo, as rotas tendem a ficar desatualizadas, ociosas e consequentemente, não efetivas.

Muitas empresas hoje pagam a mais por um serviço de fretamento que não é utilizado de forma efetiva pelos colaboradores. Essa questão, muitas vezes, não é vista como um problema na operação, mas, em momentos que a necessidade de redução de custos nas empresas é uma realidade latente nas organizações, todos os processos tendem a ser otimizados, inclusive o transporte dos colaboradores.

 O que sua empresa ganha com a otimização de transporte por fretamento da BusUp?

Dentre os principais benefícios e vantagens da otimização do serviço de fretamento contínuo estão:  

Atualização constante das rotas de fretamento:  Sua empresa não precisa se preocupar em meio a admissões, demissões e férias dos colaboradores, visto que, as rotas de fretado são ajustadas e planejadas constantemente pela nossa equipe com foco no controle e melhor ocupação dos fretados. Com a BusUp, você terá rotas de fretado atualizadas frequentemente.

Foco no bem-estar do colaborador: O colaborador poderá acompanhar pelo smartphone a localização do fretado por meio do aplicativo da BusUp e podem se planejar para sair de casa e assim, ganhar mais tempo. As rotas otimizadas são planejadas levando em consideração questões como: Quanto tempo ele terá que andar até o ponto de encontro? Quanto tempo ele ficará dentro do fretado? Quanto tempo ele ficará exposto no ponto de fretado? Tudo isso para o oferecimento de um serviço mais completo e seguro.

Acompanhamento e controle da operação de fretamento: O gestor recebe acesso a uma plataforma exclusiva e intuitiva para gestão da operação de fretamento centralizada a nível nacional, para o fácil e rápido acesso a informações sobre esse serviço. Transparência em todas as etapas, desde a implantação do serviço até o acompanhamento e controle.

Economia de até 40% com esse serviço: A tecnologia e o conhecimento técnico da BusUp em fretamento permite o alcance de 40% de economia com esse serviço, levando em consideração: a otimização das rotas de fretado, a roteirização das rotas, a redução dos custos internos e o planejamento de ocupação.

A tecnologia para a otimização do transporte por fretamento é um investimento para a empresa e também tem ligação direta com o bem-estar dos colaboradores e para a empresa.

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe nas suas mídias e entre em contato com nossa equipe pelo formulário.

Calculou, economizou, mudou para a BusUp.  

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog