Conheça os parceiros de negócio da empresa e evite problemas

9 minutos

Diga-me com quem andas que te direi quem és. Uma empresa é formada por pessoas e parceiros de negócio. Parece discursinho pronto, mas do fornecimento de matéria prima até a entrega, são muitas as pessoas que passam pelos processos do seu negócio. Por isso, conhecer os parceiros de negócio da empresa é essencial para o futuro de qualquer companhia.

Mas quem são os parceiros de negócio? Basicamente, todo mundo com quem sua empresa possui contato. Pode ser o menor fornecedor de seu produto ou o principal aliado de negócio, todos eles possuem um papel importante no negócio.

Por isso, pensando no fator humano, na sustentabilidade da sua empresa e em sua imagem, é preciso ficar atento às suas parcerias e com quem você fecha contrato.

O seu produto final pode ser ótimo, mas se um desses parceiros de negócio falhar, você também leva a culpa.

Por exemplo, se você trabalha com alimentos, é mais interessante ter parceiros que são produtores locais. Assim, você fortalece outros empreendedores e estimula o desenvolvimento da sua região. E se tiver produtores orgânicos, ainda torna sua empresa mais sustentável.

Se o caso é uma loja revendedora de roupas, é interessante saber se as marcas que você vende não estão envolvidas com exploração de mão de obra (algo ainda muito comum) e assim por diante.

Conhecer as pessoas envolvidas no processo produtivo e estar envolvido em boas parcerias que pensam no todo é chave para a saúde da sua marca e sua empresa.

Sua empresa precisa de parceiros de negócio alinhados

Você já deve ter ouvido falar sobre missão, visão e valores de uma empresa. Esses são três pontos que marcam basicamente o que ela é, o que ela quer ser e quais são os valores que vão ajuda-la a chegar lá. E isso é algo que deve ser levado em consideração ao fechar uma parceria.

Buscar parceiros que estejam alinhados com sua empresa, que dividam dos seus valores e entendam seus ideais é essencial para um bom funcionamento e também para a construção e solidificação da sua imagem.

Mais do que isso: com parceiros de negócio alinhados, você possui mais do que uma troca de mercado – é possível unir esforços para atingir objetivos em comum.

Já ouviu a expressão diga-me com quem andas que te direis quem és? É o mesmo preceito.

A forma com que os outros veem seus parceiros e as atitudes que eles tomam afetam o seu negócio e sua imagem. Estar associado a empresas de caráter e ética duvidosas coloca a sua moral em risco também.

Isso vale para fornecedores, serviços e até quem você utiliza em sua publicidade. Por isso, é necessário estar de olho em suas parcerias e contratos para garantir que eles estejam cumprindo o papel deles com fidelidade e que não haja nenhuma irregularidade – seja com funcionários, com a vigilância sanitária, com a Receita Federal.

Como saber quem é um bom parceiro de negócio?

Antes de fechar qualquer contrato, você deve pesquisar. É interessante conhecer o espaço desse parceiro para ver se perto como as coisas são feitas.

Alguns exemplos do que você deve ficar atento e do que você pode fazer:

Antecedentes da empresa. Procure saber o passado da empresa e investigue notícias, matérias e documentos fiscais sobre ela e também sobre seus donos e gerentes;

Busque conhecer a situação de trabalho lá dentro. Fale com alguns funcionários ou procure conhecer alguém que possa te falar a verdade sobre a produção ou o serviço;

Veja a página do Procon e do Reclame Aqui. Sabe quando você vai comprar algo de um site que não conhece bem e vai lá para descobrir se não vai ser roubado ou enganado? É a mesma coisa;

Verifique as certificações. ISO 9001 e outras certificações específicas para cada negócio indicam que os processos internos da empresa são os melhores. Dependendo da área de atuação, elas são até mesmo obrigatórias.

– Se possível, converse com outros parceiros deles. Saiba como é a parceria, se eles estão satisfeitos e porquê.

A importância de ter parceiros de negócio homologados

Sua empresa provavelmente tem parcerias para quase tudo. E se ela cuida do transporte dos funcionários, é importantíssimo conhecer quem está na operação.

A BusUp possui parceiros e fornecedores que compactuam com nossos valores e nossos ideais, já que é através deles que colocamos nosso serviço a disposição dos outros. Além disso, possuem toda a certificação necessária e comprovantes de excelência em qualidade do serviço.

Nós investimos e acreditamos na qualidade deles. Por isso, confiamos em nossas parcerias: nossos ônibus são novos, com idade máxima de 8 anos, possuem Wi-Fi e ar-condicionado.

Nossos motoristas são experientes e estão conosco há anos, garantindo a segurança de seu transporte.

É você quem conhece seus parceiros de negócio, e você deve conhecer como fiscalizá-los. O que é importante saber de cada um deles? Sabendo isso, você pode escolher empresas mais capacitadas para trabalhar em conjunto – e usar isso em seu favor.

Conheça mais sobre a BusUp. Acesse www.busup.com e veja mais.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog