Gestores em armazém avaliam o ponto de ressuprimento.

Ponto de ressuprimento: como otimizar a gestão do estoque

9 minutos

Veja a importância de identificar o ponto de ressuprimento nas empresas

A gestão eficaz dos estoques é uma questão essencial quando se trata de garantir a eficiência financeira das empresas. Diante disso, a definição do ponto de ressuprimento mais adequado torna-se fundamental e pode evitar perdas importantes, ajudando a identificar qual deve ser o tamanho do estoque de segurança

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou a importância de os gestores de estoques perceberem quando e quanto ressuprir de cada material, especialmente em ambientes complexos, com diferentes itens e padrões de demanda. Os pesquisadores observaram que a implementação de métodos adequados fez com que uma indústria de produtos químicos reduzisse seu estoque em 34% num período de quatro meses. Essa melhoria na gestão possibilitou a alocação do capital da empresa para outras finalidades.

Neste artigo, serão apresentados os benefícios de implementar uma boa política de ponto de ressuprimento nas empresas, mostrando ainda uma fórmula para calculá-lo.

Gestores em armazém avaliam o ponto de ressuprimento.
Gestores em armazém avaliam o ponto de ressuprimento.

Como definir o ponto de ressuprimento adequado para a empresa

O gerenciamento de estoques é um ponto chave na gestão das empresas, pois manter e controlar matérias-primas demanda investimentos em espaços físicos e ferramentas de controle. Porém, a importância de ter boas políticas de ressuprimento vai além da redução de custos: essa ferramenta possibilita também melhorar o nível de serviço oferecido aos clientes, já que permite que a empresa invista esforços na atividade-fim. 

Nesse sentido, uma boa gestão envolve uma visão geral da cadeia de suprimentos, com foco no giro de estoque, para avaliar em que momento deve ser feita a aquisição de novos materiais. O giro de estoque é definido ao observar a relação entre as vendas e o estoque médio. O indicador obtido mostrará se os materiais armazenados estão em um patamar operacionalmente seguro.

Como calcular o ponto de ressuprimento

O momento ideal para realizar a compra de novos itens para o estoque pode ser calculado por meio de uma fórmula matemática. Para isso, será necessário utilizar os números referentes à demanda média diária por determinado material (Dm), o intervalo de tempo entre as compras (T) e a quantidade de produtos existentes no estoque de segurança (Es). Com esses dados em mãos, basta aplicar a fórmula:

Ponto de Ressuprimento (PR) = Dm x T + Es

O resultado indicará a quantidade de um determinado produto, que deve ser considerada como o ponto de ressuprimento ideal. É importante ainda considerar a influência da sazonalidade no número que indica a demanda média diária. Ou seja, dependendo do tipo de mercado em que a empresa atua, talvez seja necessário calcular diferentes pontos de ressuprimento de acordo com a época do ano.

Quais são os benefícios de ter uma gestão de estoques eficiente

Uma boa política de estoque traz benefícios concretos para as organizações. Um estudo da Universidade de Campinas (Unicamp) traz entre suas recomendações a implementação de um planejamento com o objetivo de reduzir custos de armazenamento e logística. Os pesquisadores concluíram que essa iniciativa possibilita uma melhor sinergia entre os esforços dos diversos departamentos. 

Na pesquisa, foi observado o ponto de ressuprimento de embalagens em uma indústria alimentícia, e verificou-se que a adoção de políticas adequadas trouxe como benefícios a redução dos custos operacionais e o aumento do giro do estoque. Em um dos casos analisados, o estoque médio caiu para menos da metade, o que gerou uma economia de cerca de R$ 195 mil. 

Ponto de ressuprimento: questão crítica na gestão de estoques

Neste artigo, foram apresentadas as principais questões envolvidas na identificação e no cálculo do ponto de ressuprimento ideal para as empresas. Foi demonstrado que a adoção de uma boa política de gestão de estoques depende fortemente da avaliação do melhor momento para adquirir novos materiais, mantendo sempre o estoque de segurança no nível adequado, nem maior nem menor do que o necessário. Desta forma, as empresas terão a garantia de obter ganhos financeiros e operacionais.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog