O conceito de RH digital é a adoção de ferramentas tecnológicas para otimizar atividades operacionalizadas pela área de recursos humanos.

RH digital: O que é, benefícios e dicas

13 minutos

Saiba o que é RH digital e como implementar na sua empresa

O setor de recursos humanos vem sendo apontado cada vez mais como uma área estratégica para as organizações, sendo fator diferencial para a competitividade de mercado. Com isso, as empresas passaram a investir e se preocupar mais com a automação das atividades.

Segundo um levantamento feito com 53 empresas entre 2011 e 2015, as organizações que adotaram melhores práticas de RH apresentaram desempenho superior. Para se ter uma ideia, essas empresas atingiram uma média de 51% a mais em desempenho em comparação ao mercado avaliado. Ou seja, o investimento nos processos da área de recursos humanos se traduziu em bons resultados não só operacionais, mas também de produção.

Neste artigo, serão apresentados os impactos da falta de investimento tecnológico no setor de recursos humanos e quais são os benefícios em tornar o RH digital. Serão apresentadas, também, dicas de como transformar essa área usando a tecnologia disponível.

New Call-to-action
O conceito de RH digital é a adoção de ferramentas tecnológicas para otimizar atividades operacionalizadas pela área de recursos humanos.
O conceito de RH digital é a adoção de ferramentas tecnológicas para otimizar atividades operacionalizadas pela área de recursos humanos.

Principais problemas causados pela falta de um RH digital

Com os avanços tecnológicos que vêm sendo aplicados a diversos setores das empresas atualmente, é inconcebível manter o departamento de RH sob a mesma perspectiva burocrática. De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 sobre os impactos da Covid-19 em grandes empresas atuantes no Brasil, constatou-se que há um déficit de digitalização dos processos de RH. O levantamento feito com 185 gestores mostrou, por exemplo, que na maioria das organizações o processo de admissão durava de uma a duas semanas devido ao cadastro de colaboradores.

A falta de automação dos processos gera lentidão e, com isso, impacta a produtividade das empresas. O levantamento mostrou, ainda, que 35% das empresas ainda não viabilizam o envio de documentos por e-mail. Com isso, os candidatos precisam se apresentar presencialmente ao departamento para efetivar a contratação, o que gera um gasto de tempo e dinheiro desnecessários.

Todas essas burocracias desnecessárias prejudicam o andamento das atividades, a aquisição de novos recursos e, por fim, isso se reflete na capacidade de produção. Os processos analógicos não dão mais conta da velocidade que o mundo tem hoje e as empresas que insistem nesse sistema podem ter desvantagens no mercado.

RH digital: o que é, dicas de como aplicar

O RH digital nada mais é que a incorporação de tecnologias para auxiliar a execução dos processos no setor de recursos humanos. E quais são esses processos? As principais atividades realizadas pelo RH costumam ser:

Todos esses processos podem ser automatizados através da adoção de softwares de gestão e metodologias que otimizam o trabalho, reduzindo tempo e custos. Algumas dicas podem ajudar no processo de digitalização do RH. Veja 5 passos importantes:

1. Levantamento dos processos

O primeiro passo é fazer um levantamento de todas as atividades realizadas pelo RH da sua empresa e registrar a duração e o custo de cada processo.

2. Seleção de atividades

Uma vez levantados os processos, é possível selecionar aqueles que mais impactam a empresa com burocracias desnecessárias e podem ser resolvidos com a adoção de tecnologia.

3. Definição dos objetivos e estratégias

O próximo passo é definir quais são as mudanças que se quer implementar e qual será a estratégia de mudança.

4. Seleção da equipe

Tão importante quanto as etapas de planejamento é a escolha dos colaboradores que podem participar do processo de transformação. Selecione bem sua equipe de transição de RH.

5. Escolha das tecnologias

Por fim, deve-se fazer a escolha de quais serão os métodos e tecnologias adotados para automatização do RH, baseada em todo o levantamento realizado até aqui.

Benefícios do RH digital na prática

Como visto até agora, são muitas as vantagens de transformar o RH para que os processos se tornem mais automatizados e ágeis. Na prática, alguns benefícios são bem evidentes:

Recrutamentos ágeis e assertivos

O processo de recrutamento e seleção de pessoas talvez seja uma das atividades mais impactadas pelas transformações obtidas com o avanço das novas tecnologias. Para além do processo administrativo, a escolha de candidatos com perfil mais aderente às vagas é extremamente importante para o futuro da empresa. A inteligência artificial é capaz de auxiliar a filtrar os currículos a partir de características específicas, formações desejáveis  e habilidades exigidas pelo cargo, por exemplo. 

Dados inteligentes

Os dados obtidos por softwares e metodologias ágeis são mais confiáveis e, portanto, se transformam em informações importantes, que auxiliam na tomada de decisões estratégicas. A gestão da informação do setor de recursos humanos é fundamental para que a empresa monte um quadro eficaz de colaboradores e alcance seus objetivos.

Comunicação eficiente

Com o avanço das redes sociais, o antigo mural de avisos foi sendo deixado para trás. A conexão das pessoas é realizada de forma mais ágil e dinâmica. Recursos como Whatsapp, Google Meet, Zoom, Skype e Microsoft Teams, por exemplo, facilitam a troca de informações e possibilitam aos gestores estabelecer uma comunicação mais direta com seus colaboradores. 

Otimização do tempo

A redução do tempo das atividades é o benefício mais evidente que a tecnologia garante aos processos de RH. Soluções inteligentes viabilizam a agilidade de etapas que podem ser automatizadas e não necessitam da ação humana, liberando mais tempo para o que realmente é necessário e estratégico.

Soluções inteligentes, RH digital eficiente

O setor de recursos humanos pode se tornar, ao longo do tempo, extremamente burocrático, o que causa diversos impactos negativos para as organizações. É necessário investir em ferramentas e métodos novos para manter o funcionamento do RH e torná-lo mais dinâmico e automatizado. Para tal, a adoção de soluções tecnológicas se faz necessária e urgente para a empresa se manter atualizada junto ao mercado e aos seus pares.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog