Vale transporte ou transporte fretado? Qual opção escolher para os meus colaboradores?

10 minutos

O deslocamento casa-trabalho é uma necessidade diária de muitos trabalhadores no Brasil e no mundo.

Esse artigo te auxiliará a entender o funcionamento e os principais benefícios de duas modalidades mais comuns de transporte coletivo de colaboradores: o vale transporte e o transporte fretado. Confira a seguir e escolha o que melhor se adequa ao momento da sua empresa.

Vale transporte

De acordo com a lei nº 7.418/85, o vale transporte é um benefício obrigatório fornecido ao quadro de colaboradores de uma empresa, sendo eles temporários ou efetivos, para fins de deslocamento casa-trabalho e vice e versa, por meio do transporte público coletivo, intermunicipal e/ou interestadual.  

O custo do vale transporte é partilhado entre ambas as partes. Nesse contexto, o colaborador terá 6% descontado do seu salário base e a empresa será responsável custeio do valor restante desse benefício.  

Não existe um valor mínimo ou máximo de passagens fornecidas a esse colaborador. Por isso, no ato da contratação, o profissional a frente dessa tarefa deverá ter acesso ao endereço residencial do colaborador para o cálculo exato da quantidade necessária para seu deslocamento diário.  

Durante o período de licenças e férias, por exemplo, o benefício não será descontado. Em situações que a empresa disponibilize condução aos colaboradores, com veículos próprios ou terceirizados, estes não terão o vale transporte como benefício, a não ser que essa condução não percorra todo o trajeto trabalho x casa do trabalhador. Nesse caso, o vale transporte pode ser fornecido como um benefício complementar para que o percurso seja cumprido por completo.

Como principais benefícios desse meio de transporte estão a redução da quantidade de automóveis nas ruas, impacto na redução de congestionamentos nos grandes centros, além da redução da emissão dos gases poluentes. Como principais adversidades dessa modalidade de transporte coletivo são destacadas a superlotação em horários de amplo movimento, o tempo gasto do trajeto que conta com paradas, troca de linhas, além da pouca flexibilidade quanto ao horário das rotas.

Em 2017, a Rede Nossa São Paulo desenvolveu uma pesquisa de satisfação com os paulistanos sobre a mobilidade urbana na cidade que mostrou que, do total de pessoas entrevistadas, 47% usam ônibus como principal meio de deslocamento.

Transporte por fretamento

O transporte fretado é uma modalidade de transporte de passageiros, em que uma ou mais empresas de fretamento corporativo são contratadas para realizar a locomoção diária dos colaboradores para o trabalho. O fretamento é muito comum atualmente a indicado para trajetos de média e/ou longa distância.

Vale lembrar que partir do momento que esse serviço é terceirizado, a responsabilidade dos veículos, contratação dos motoristas e questões de fretamento passam a ser responsabilidade da empresa contratada. São vários os tipos de fretamento corporativo disponíveis hoje no mercado e você pode ter mais informações sobre o funcionamento de cada um deles aqui.

Para o cálculo do investimento desse serviço é levando em consideração fatores como a quantidade de colaboradores a serem transportados diariamente, a localização residencial de cada passageiro, o tempo de percurso, para assim, determinar a quantidade de veículos necessários, bem como rotas e trajetos adequados para atender a demanda de forma completa.

Segundo dados da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) somente na cidade de São Paulo são realizadas 490 mil viagens de fretado por dia, o que representa 2,3% das viagens de ônibus realizadas na capital paulista.

Como principais vantagens dessa modalidade de transporte são destacadas a flexibilidade nas rotas de fretado, visto que os percursos são realizados sob demanda da empresa com base na localização dos colaboradores, o conforto, visto que todos os passageiros vão sentados em suas poltronas, além da possibilidade de aproveitamento desse tempo de deslocamento para descansar ou atividades de entretenimento. Além da possibilidade de adaptar e potencializar a prestação desse serviço, por meio da tecnologia de roteirização de uma empresa especialista.

Tecnologia + transporte fretado = fretamento para colaboradores com possibilidade de redução de custos.

A união de fretamento corporativo mais tecnologia pode proporcionar a redução de custos na operação e ainda assim, continuar oferecendo um serviço de qualidade e completo para os seus colaboradores.

A empresa especialista em fretamento fornecerá toda a tecnologia e conhecimento técnico para desenhar rotas de fretado com um sistema roteirizador responsável por viabilizar os percursos mais flexíveis para atender as equipes, desenvolver todo o planejamento de ocupação para definir quantos veículos serão necessários para atender a demanda, além do monitoramento e definição de possíveis pontos de melhoria para a redução de custos e otimização dos trajetos, propondo soluções para melhorar a ocupação, envolvendo, por exemplo, o compartilhamento com outras empresas.

A empresa contratante tem a possibilidade de acompanhar o funcionamento e efetividade do fretamento em tempo real por meio de uma plataforma online e os colaboradores podem acessar um aplicativo com a localização do ônibus.

Quer saber mais sobre fretamento?

A BusUp é uma empresa de serviços com atuação nacional, especialista em gestão e otimização de transporte corporativo por fretamento compartilhado. Por meio da união da tecnologia e expertise de décadas no mercado de fretamento, é responsável por toda a operação de fretamento da sua empresa e ainda possibilita a redução de custos desse serviço em até 40%. 

Ficou interessado? Ligue para (11)4552-6462 ou clique no botão abaixo e preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato com você.


​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog