Clima Organizacional: quando colaboradores vestem a camisa da empresa

10 minutos

Diretamente vinculado à produtividade, um elemento que pode contribuir para o aumento da Eficiência e da Eficácia da empresa é o Clima Organizacional.

New Call-to-action

Um conceito de cada vez

Antes de falarmos sobre Clima Organizacional, é importante esclarecer de antemão que não estamos falando sobre Cultura Organizacional. E, para deixar tudo bem claro, vamos começar entendendo o que é Cultura Organizacional.

O que é Cultura Organizacional

A cultura organizacional de determinada empresa se dá a partir de suas práticas, valores éticos e morais, comportamentos e princípios. Em suma, é o conjunto de normas e valores pelos quais todos os colaboradores se baseiam para nortear suas ações profissionais. Independente do seu departamento ou setor.

No fim e ao cabo, é a cultura organizacional que vai ditar não apenas os regulamentos internos e os preceitos que mediam as relações dentro do ambiente do trabalho. Ela também norteia a forma como a empresa lida com o mercado, clientes e mesmo com a concorrência.

É a partir da Cultura Organizacional – de seus valores e crenças – que empreendimentos articulam sua presença na sociedade e no mundo dos negócios. E é essa cultura que vai, em primeira e última instância, encorajar ou desencorajar determinados comportamentos por parte de seus líderes e subordinados.

Clima organizacional e a cultura da empresa andam de mãos dadas.

Coerência e Produtividade 

A Cultura Organizacional se define, portanto, por uma série de valores e práticas que norteiam as ações de um negócio. Dentro deste cenário, o Clima Organizacional é a forma mensurável desses valores.

Quer um exemplo?

Imagine uma empresa que tem como pilar de sua Cultura o incentivo à formação humana e profissional de seus colaboradores. Agora, pense que nunca, em anos de atividade, tal empresa realizou um curso de formação. Ou, ainda, sequer incentivou o desenvolvimento de habilidades que poderiam ser bem exploradas dentro do universo corporativo.

Há uma incoerência, neste caso, entre aquilo que se diz e aquilo que se observa; e se as incoerências se tornam demasiadas, o Clima Organizacional tende a ficar ruim e pesado.

Então, o que é o clima organizacional?

Dessa forma, é possível dizer que o Clima Organizacional é a dimensão observável e mensurável da cultura da empresa; quanto mais alinhadas as práticas corporativas estiverem a uma cultura que incentiva seus colaboradores, melhor será o Clima Organizacional desse ambiente.

A motivação dos colaboradores, o rendimento das equipes e o ânimo de cada trabalhador – trabalhando individualmente e coletivamente – são, portanto, diretamente atrelados ao Clima Organizacional.

Mesmo iniciativas que poderiam ser saudáveis em um ambiente de trabalho – como o incentivo à competitividade e programas de incentivos, por exemplo – podem se tornar fatores negativos se mal geridos, o que torna a gestão dos Recursos Humanos algo ainda mais importante. Pois, ela afeta a percepção dos colaboradores sobre a própria empresa e, ainda, incide diretamente sobre a produtividade do negócio como um todo.

Clima Organizacional: afinal, como gerir?

O objetivo máximo da Gestão de Pessoas no que se refere ao Clima Organizacional é um só: tornar o ambiente de trabalho o mais agradável possível, valorizando seus colaboradores, recompensando seus esforços e incentivando o crescimento constante.

Dessa forma, é sempre importante se atentar para as necessidades de todos os indivíduos de uma equipe – e da equipe como um todo – para conseguir entregar um ambiente fértil e próspero.

Essas necessidades podem ser materiais ou subjetivas – e é importante manter tudo isso em mente sempre que o assunto for aumentar a produtividade e a efetividade de seu negócio.

Dentre os possíveis fatores, podemos citar aqueles mais básicos, como:

  • a disponibilidade de espaços adequados para realizar refeições ou descanso;
  • o cumprimento de recomendações técnicas de segurança no ambiente do trabalho;
  • o reconhecimento de esforço individual e coletivo;
  • o incentivo ao aperfeiçoamento profissional e promoção do respeito e interação saudável entre os colegas.

Afinal, estas são, também, formas de melhorar o Clima Organizacional de um ambiente de trabalho. Objetivando a melhoria constante, é recomendável não apenas ficar de olho nesses fatores, mas é de bom tom também realizar periodicamente Pesquisas de Clima Organizacional a fim de se determinar o nível de satisfação de cada colaborador com a própria empresa.

Dessa forma, pode-se buscar sempre aperfeiçoar e otimizar o ambiente de trabalho através de um planejamento estratégico e focado.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

Como economizar com o transporte de funcionários

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog