Custos de uma empresa. Como é possível otimizar para economizar?

7 minutos

A busca pela redução de custos é uma realidade frequente para muitos gestores, especialmente em momentos desafiadores e de crise. De acordo com a pesquisa Global Cost Survey 2019 da Deloitte, 71% das empresas, de um universo de 1200 executivos de todo o mundo, planejam implementar iniciativas de redução de custos nos próximos 24 meses.

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto é necessário introduzir o que são classificados como custos no contexto empresarial. Os custos de uma empresa são os gastos que estão diretamente relacionados a aquilo que esta produz, tanto quanto a produtos ou serviços.

A seguir, você verá alguns dos principais custos de uma empresa, além de insights e dicas de como reduzir custos em cada um deles.

Matéria prima

O profissional responsável pelas compras das matérias primas deve estar sempre alerta para fatores como excesso e escassez de produtos. O excesso é agravante pois o capital que poderia ser investido em outra necessidade da empresa fica estagnado. Já a escassez, especialmente de produtos com elevado grau de urgência, pode demandar uma compra imediata, significando, muitas vezes, a perda do poder de negociação em relação a uma compra planejada.

Por isso, a necessidade constante de monitoramento, por meio de ferramentas de gestão adequadas e precisas para ter agilidade na tomada de decisões.

Bens materiais gerais

Quando se trata de empresas, os bens materiais são os mais diversos, desde os itens de escritório até móveis e equipamentos.

Nesse caso, é necessário que a aquisição desses produtos seja o mais preciso possível para evitar a recompra, além da orientação dos colaboradores que os utilizam sobre a importância do uso consciente visando a economia e otimização.  Atitudes simples como orientações de uso de equipamentos, adoção de alternativas sustentáveis no dia a dia, podem ajudar a empresa na tarefa de redução de custos.

Contratação de profissionais

A contratação de novos talentos para uma organização requer um planejamento detalhado para avaliar o momento certo para que esse novo colaborador seja inserido ao time. Essa atenção deve ser dada desde o primeiro escopo da vaga com as habilidades desejadas para esse profissional até mesmo o papel imprescindível do recrutador para a assertividade dessa contratação.   

Quando bem efetuada, ela é vista como um ganho para o cenário empresarial. No entanto, caso essa contratação seja feita em um momento pouco oportuno ou um profissional não adequado, os impactos para a organização podem ser diversos, desde aos relacionados a estrutura organizacional e até mesmo demissões e início de um novo processo de recrutamento. 

Os colaboradores são essenciais para as empresas funcionarem, por isso, a importância de encontrar os talentos certos que se identifiquem e façam parte da cultura organizacional. É essencial também manter a equipe atual sempre engajada e motivada junto a empresa, controlando sempre os índices de rotatividade. 

Transporte dos colaboradores

Ainda no universo dos colaboradores, depois do salário, um dos gastos expressivos para empresa é o vale-transporte. O vale-transporte, ou VT, é um dos principais benefícios ao trabalhador, obrigatório e garantido pela legislação trabalhista.

O transporte público coletivo é o mais utilizado pelos colaboradores brasileiros hoje, no entanto, quando se trata de redução de custos, é possível  buscar outras alternativas para a locomoção desses colaboradores diariamente, especialmente para aqueles que moram a uma média ou longa distância do trabalho e precisarão utilizar mais de um meio de locomoção para chegar ao seu destino.  

Uma das opções é o estudo de viabilidade para a adoção do fretamento contínuo para essas situações. O fretamento contínuo mais a tecnologia, em alguns casos, pode gerar a economia de até 40% com esse serviço.

Gostou dessas dicas?

Caso sua empresa esteja buscando alternativas para a redução de custos e não sabe por onde começar, que tal começar pelo transporte corporativo? Conheça um serviço completo de fretamento compartilhado que une a expertise de mercado e a tecnologia para otimizar custos nesse serviço.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog