Estilos de comunicação compreendem as características e formas de expressão que os indivíduos apresentam quando se comunicam.

Estilos de comunicação: conheça os 4 principais

10 minutos

Aprenda a identificar e gerenciar os principais estilos de comunicação em sua empresa

Uma boa comunicação empresarial, para além da emissão e recepção de mensagens, é fundamental para o funcionamento de uma organização. Tanto a realização das atividades como a integração dos colaboradores dependem dela. Você sabia que existem quatro principais estilos de comunicação?

Em uma pesquisa realizada pela revista The Economist, as falhas de comunicação são apontadas como as principais responsáveis por baixa produtividade e prejuízos à saúde dos funcionários. Portanto, é imprescindível para o sucesso dos negócios investir em uma comunicação eficaz. 

Neste artigo, serão apresentados os principais problemas de uma má comunicação e como é possível gerenciar os diferentes estilos.

New Call-to-action
Estilos de comunicação compreendem as características e formas de expressão que os indivíduos apresentam quando se comunicam.
Estilos de comunicação compreendem as características e formas de expressão que os indivíduos apresentam quando se comunicam.

Estilos de comunicação e os prejuízos para os negócios causados pela má comunicação

A comunicação praticada de maneira ineficiente pode impactar todas as áreas de uma organização. Segundo levantamento divulgado pela revista Exame, 52% dos profissionais entrevistados relataram que os problemas de comunicação geram conflitos e retrabalho. Geralmente, o que poderia ser um debate rotineiro de ideias que se complementam acaba se tornando um confronto, prejudicando o andamento das atividades e impactando a produtividade.

Outra consequência evidente da má comunicação são as reuniões extensas e inconclusivas. De acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae, é estimado que 15% do tempo coletivo de uma organização é gasto em reuniões improdutivas, além dos custos desnecessários. Ou seja, a comunicação realizada de forma ineficaz ocupa um tempo que poderia ser empregado em negócios importantes e impacta a execução de projetos.

É possível, no entanto, fazer a gestão da comunicação a partir de alguns perfis identificados como estilos.

Conheça os 4 estilos de comunicação e aprenda como gerenciar

A partir da observação dos indivíduos e da consolidação das características do diálogo, é possível detectar determinados perfis de comunicação. São eles:

1. Estilo passivo

A comunicação passiva caracteriza-se pela falta de ação e protagonismo nas situações que se apresentam. As pessoas que possuem este estilo de comunicação costumam ter dificuldade em se expressar e se posicionar, evitando ao máximo possíveis conflitos. A melhor forma para lidar com esses perfis é promovendo mais privacidade aos diálogos, permitindo um ambiente favorável para que possam expor suas ideias de forma segura. Exemplos de canais de comunicação: Reuniões individuais reservadas e e-mails.

2. Estilo agressivo

A comunicação agressiva é exatamente o oposto da passiva. Indivíduos que possuem este estilo costumam se expressar de forma direta e segura, inclusive apresentando a iniciativa de fala e posicionamentos. Frequentemente dominam os assuntos sem deixar espaço para que os demais colegas possam participar. Esse perfil precisa de limites que devem ser estabelecidos pelos gestores. Exemplos de regras: Tempo de fala delimitado previamente e acordo de não interrupção da fala dos outros.

3. Estilo passivo-agressivo

A comunicação passivo-agressiva tem como característica principal a dissimulação e consiste em uma junção dos estilos de comunicação passivo e agressivo. Pessoas que apresentam este perfil considerado manipulador estabelecem o confronto de ideias sem que pareça que estão fazendo isso. Costumam expressar sua agressividade através de outros gestos mais sutis e não diretamente. A melhor forma de lidar é detectando o alvo da insatisfação e propondo diálogos reservados e objetivos.

4. Estilo assertivo

A comunicação assertiva pode ser considerada a melhor forma de comunicação e a mais efetiva. Indivíduos que possuem este estilo costumam ser objetivos e expressar suas opiniões e posicionamentos de forma direta, considerando as ideias dos demais e aceitando feedbacks. Outra caraterística importante é que costumam apresentar um equilíbrio emocional acima da média. Lidar com este perfil é, de certa forma, aproveitar suas habilidades que podem auxiliar a equipe a estabelecer uma comunicação saudável e eficaz.

Conhecimento é fundamental para melhorar os estilos de comunicação

Uma comunicação eficiente é extremamente importante para o bom andamento das atividades de uma organização. O investimento em comunicação empresarial se faz necessário para evitar ruídos e futuros prejuízos para os negócios da empresa.

Nesse contexto, o conhecimento dos Estilos de Comunicação pode ser um grande aliado para aprender a lidar com todos os tipos de funcionários e estabelecer boas práticas de convívio. Isso tornará as atividades mais dinâmicas e aumentará a produtividade, além de contribuir para elevar o clima organizacional.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog