Líder com a sua equipe de trabalho, representando o gerenciamento de equipe.

Gerenciamento de equipe: 5 dicas práticas

10 minutos

Conheça práticas fundamentais de gerenciamento de equipe

O mundo dos negócios é marcado por frequentes transformações que devem ser observadas para melhorar o planejamento e a adaptação a novos cenários. Para tal, é fundamental adotar práticas que garantam o controle e o gerenciamento de equipe. Os colaboradores de uma organização são fundamentais para que as atividades sejam realizadas de acordo com o planejado e a empresa atinja suas metas estratégicas. 

Segundo estudo do SINGEPE, 72% dos gerentes entrevistados consideram a força de trabalho um dos 3 primeiros fatores críticos para o sucesso dos negócios. Por isso, é imprescindível o investimento em gerenciamento de equipe, caso contrário os funcionários podem não dar o retorno esperado.

Neste artigo, serão abordados os problemas de uma má gestão e como realizar um gerenciamento de equipe eficiente.

New Call-to-action
Líder com a sua equipe de trabalho, representando o gerenciamento de equipe.
Líder com a sua equipe de trabalho

Gerenciamento de equipe e as consequências de uma má gestão

A falta de planejamento e organização para liderar uma equipe de trabalho pode gerar consequências que impactam significativamente os resultados de uma empresa. A comunicação entre os funcionários, por exemplo, quase sempre é prejudicada por uma má gestão. Segundo levantamento realizado pela Fecomércio SP, cerca de 80% dos problemas trabalhistas das organizações têm origem na má gestão de pessoas e em falhas de comunicação com os trabalhadores. 

Vale ressaltar que a falta de diálogo entre os funcionários pode gerar queda na produtividade e, consequentemente, causar prejuízos financeiros. De acordo com artigo publicado pela Universidade Inesul, a produção sofre um impacto altamente negativo quando não existe uma boa comunicação.

Além disso, outros fatores podem ser observados como retrabalho, atrasos e má qualidade dos produtos e serviços oferecidos.Nesse contexto, determinadas práticas podem auxiliar os gestores a reverter essa situação e organizar o gerenciamento de equipe, conheça agora algumas delas.

5 dicas para um gerenciamento de equipe eficiente 

A gestão de um grupo de trabalho envolve boas práticas e habilidades de liderança. Segundo estudo publicado pela revista Psicologia: ciência e profissão, o trabalho em equipe exige do gestor a promoção da harmonia entre os diversos tipos de pessoas e de saberes. Nesse sentido, entre os dados coletados pela pesquisa, as palavras mais mencionadas com relação ao ambiente de trabalho foram comunicação e organização. 

Conheça as principais práticas para um gerenciamento de equipe eficiente:

1. Seleção de pessoal

A escolha de colaboradores adequados às necessidades da empresa é extremamente importante. Por isso, o processo de seleção merece atenção especial dos gestores. O recrutamento de profissionais certos para as atividades é o primeiro passo para se ter uma boa equipe de trabalho e que desenvolva as atividades de maneira eficiente.

2. Delegação e funções

A delegação de atividades e funções depende de um bom conhecimento da força de trabalho, seja das aptidões técnicas oudas características comportamentais apresentadas. Distribuir bem as tarefas é importante para alcançar um bom aproveitamento da equipe e trabalhar a motivação através de metas e objetivos bem definidos. 

3. Reuniões de feedback

A realização periódica de reuniões para avaliar e dar feedbacks aos funcionários é fundamental para o alinhamento das tarefas e também para oferecer segurança ao colaborador. Segundo pesquisa do GPTW quanto maior o número de feedbacks dados aos funcionários, melhor é a relação de confiança

4. Estilos comportamentais

Identificar perfis de comportamento de cada colaborador é importante para a escolha de uma comunicação individualizada e para um melhor aproveitamento de cada um deles. Esse conhecimento pode ser um grande aliado para lidar com todos os tipos de funcionários e estabelecer boas práticas de convívio.

5. Treinamento e capacitação

Oferecer cursos, treinamentos e oportunidades de desenvolvimento aos funcionários é extremamente útil para atingir as metas da empresa. A gestão de pessoas e recursos com foco em resultados é fundamental para manter a competitividade de mercado e garantir o sucesso dos negócios de uma empresa. 

Gerenciar sua equipe é fundamental

O gerenciamento de equipe é imprescindível para o andamento das atividades realizadas pelos colaboradores de uma organização. Entretanto, para que essa gestão seja efetiva, é necessário um bom planejamento e o estabelecimento de boas práticas organizacionais.

Além disso, o uso de ferramentas como feedbacks e treinamentos são fundamentais para auxiliar os líderes nesta missão. Uma equipe de trabalho alinhada com as metas estratégicas da empresa, bem orientada e capacitada garante bons resultados nos negócios e a satisfação dos próprios colaboradores.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog