Modelo de entrevista de emprego: saiba como encontrar os melhores talentos

12 minutos

Um processo seletivo adequado é fundamental para encontrar os melhores talentos. Veja o que perguntar na hora da entrevista.

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas é,por meio de um bom modelo de entrevista de emprego, encontrar talentos adequados às necessidades do negócio. Essa dificuldade foi indicada por empresários que participaram de um levantamento da consultoria Page Personnel: 61% dos entrevistados afirmaram que os candidatos não tinham as competências comportamentais para a posição. Já os conhecimentos técnicos foram apontados por 40% deles como a principal dificuldade para preencher uma vaga.

Ainda segundo a pesquisa, os executivos consideram fundamental que o capital humano seja capaz de equilibrar as habilidades comportamentais e técnicas. Para 78,7% deles, esse equilíbrio é o que ajuda as organizações a lidar com momentos de crise e incerteza. Na opinião de 65% dos entrevistados, isso se converte também em melhores resultados econômicos.

Diante desse quadro, é essencial ter um processo seletivo alinhado às demandas da posição e à cultura da empresa. Por isso, um bom modelo de entrevista de emprego é o primeiro passo para selecionar os melhores candidatos às vagas oferecidas.

New Call-to-action
Uma mulher de costas, com os cabelos presos, participa de uma entrevista de emprego conduzida por uma mulher de cabelos brancos e um homem de barba
Uma mulher de costas, com os cabelos presos, participa de uma entrevista de emprego conduzida por uma mulher de cabelos brancos e um homem de barba

Qual é o principal modelo de entrevista de emprego?

Segundo o portal vagas.com, existem sete tipos de entrevista que podem ser usados para avaliar os profissionais que se candidatam a uma vaga. As mais comuns são a avaliação técnica, que busca verificar os conhecimentos específicos dos candidatos, e a comportamental, que observa suas competências e habilidades e identifica possíveis afinidades com a cultura da empresa

Além desses dois tipos, as entrevistas podem solicitar estudos de caso, fazer simulações de situações reais, trazer dinâmicas coletivas, submeter os interessados a um painel de recrutadores ou ir às universidades buscar novos talentos. 

Modelo de entrevista de emprego: técnica e comportamental

No caso das avaliações técnica e comportamental, as duas mais comuns, vale adotar um roteiro básico para guiar o profissional responsável pelo recrutamento. A seguir, são sugeridas dez perguntas que podem ser usadas como modelo:

1. Como foi sua trajetória profissional até o momento?

O objetivo é saber mais detalhes sobre as atividades indicadas no currículo, esclarecendo dúvidas e buscando entender melhor os destaques e principais realizações do candidato ao longo da carreira.

2. Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Esta questão deve identificar o alinhamento entre as aptidões do profissional e os valores da empresa. Também vale observar se suas características pessoais são adequadas às atribuições do cargo.

3. Como você soube desta vaga?

Com esta pergunta, o recrutador pode observar a reação do entrevistado, verificando o real interesse pela vaga oferecida. Ao falar sobre o momento em que tomou conhecimento da oportunidade, o candidato pode falar de forma despretensiosa ou entusiasmada. Essa avaliação subjetiva pode fazer diferença no momento de fazer a escolha final.

4. Quais são seus pontos fracos e fortes? 

Em relação aos pontos fracos, é interessante avaliar se o candidato está dando respostas que tentam apresentar virtudes como se fossem limitações. Um exemplo comum deste tipo de comportamento é quando as pessoas apontam como defeitos características como o perfeccionismo ou a obstinação. Já em relação aos pontos fortes, vale ir além dos simples adjetivos e pedir exemplos que mostrem de que forma aquelas qualidades se manifestam na prática.

5. Onde você se vê daqui a cinco anos?

Neste momento, é importante examinar a visão de futuro do candidato e sua capacidade de fazer planos de forma realista. Além disso, vale observar se suas ambições pessoais estão alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa para aquela posição.

6. Como é sua habilidade para o trabalho em equipe?

Nesta questão, a ideia é avaliar de forma bastante objetiva a forma como o candidato se relaciona com a equipe. Vale pedir exemplos de situações já vivenciadas em que a colaboração com os pares — ou com profissionais de outras áreas da empresa — foi fundamental para a obtenção de um resultado positivo.

7. Conte sobre um desafio que você já enfrentou em sua vida profissional

O importante, com esta pergunta, é avaliar as habilidades comportamentais dos candidatos diante de uma situação desfavorável. Para isso, deve-se atentar para a forma como ele ou ela descreve a dificuldade, qual foi o seu papel para superá-la, que ações foram tomadas e qual foi o resultado obtido.

8. O que você sabe sobre a nossa empresa?

Ao apresentar este questionamento, o recrutador identifica três pontos importantes. Em primeiro lugar, verifica-se o real empenho dos candidatos, já que aqueles mais interessados farão uma pesquisa aprofundada sobre as características da companhia. Além disso, avalia-se sua capacidade de buscar informações de forma autônoma. Por fim, ao ouvir quais são os atributos destacados pelos profissionais, o entrevistador pode analisar seu alinhamento com os valores da empresa.

9. Por que você acredita ser a melhor pessoa para esta vaga?

Além de considerar as qualificações técnicas do candidato, vale aproveitar este momento para perguntar sobre suas características pessoais. Desta forma, será possível analisar seu perfil e avaliar se é a pessoa mais adequada para ocupar a posição.

10. Você quer fazer alguma pergunta?

Esta costuma ser a última pergunta na maioria das entrevistas de emprego. Trata-se de uma oportunidade de deixar os candidatos à vontade, demonstrando quais aspectos da vaga e da empresa os atraíram. 

Crie um bom modelo de entrevista de emprego e encontre os melhores talentos

Recrutar os melhores candidatos para uma posição é um dos maiores desafios relacionados ao capital humano das empresas. Para conduzir esse processo de forma eficiente, o ideal é construir um modelo de entrevista de emprego que ajude a identificar, além dos conhecimentos técnicos, as competências comportamentais dos candidatos. Desta forma, será mais fácil selecionar os profissionais com maior alinhamento à cultura da empresa, o que irá trazer melhores resultados no futuro.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog