O que muda com o novo rodízio de veículos?

8 minutos

O decreto que apresenta o mecanismo do novo rodízio na cidade de São Paulo entra em vigor a partir do dia 11 de maio de 2020 e foi publicado no Diário Oficial na sexta-feira (08) e apresentado pelo prefeito Bruno Covas.

O rodízio tem como objetivo de elevar a taxa de isolamento da cidade de São Paulo, incentivando que as pessoas fiquem em casa para conter a propagação do Covid-19. Diferentemente do rodízio habitual, esse novo rodízio será válido 24 horas por dia, incluindo sábados e domingos para toda a cidade de São Paulo, não apenas nas regiões centrais.  

Os veículos serão liberados a trafegar de acordo com o final da placa do veículo. Números impares só poderão circular em dias ímpares e números pares apenas em dias pares.  O decreto publicado estabelece uma multa de R$130,16 e mais 04 pontos na carteira (CNH) para quem não respeitar a nova regra.

A única exceção a esse novo sistema de rodízio são os profissionais que trabalham em serviços essenciais, que poderão se cadastrar no site da prefeitura e serão isentos do rodízio ampliado de veículos.

Quais veículos não serão afetados pelo rodízio:

Os veículos que poderão circular normalmente pela cidade são:

– Transporte coletivo, por fretamento e de lotação;

– Motocicletas e similares;

– Táxis (desde que estejam cadastrados);

– Guinchos (desde que estejam cadastrados);

– Veículos essenciais como: Corpo de bombeiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, os de fiscalização e ambulâncias.

– Veículos conduzidos por pessoa com deficiência, doença crônica que comprometa a mobilidade entre outros.

Serviços essenciais:

A Secretaria Municipal de Transporte da cidade de São Paulo, irá liberar os veículos dos profissionais da saúde, do serviço funerário, da assistência social, de segurança e fiscalização administrativa.

A isenção não é para todos, sendo válida apenas para as atividades que são consideradas essenciais durante a pandemia, sendo elas: enfermeiros, técnicos da enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, pesquisadores da área da saúde, agentes de serviços administrativos, segurança, vigilância, manutenção e limpeza de estabelecimentos hospitalares.

As dúvidas sobre o cadastramento das informações podem ser retiradas por meio do próprio portal de cadastramento.  Caso o profissional seja autônomo, ele deverá se cadastrar pelo e-mail: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br, com os seguintes documentos: planilha de solicitação preenchida, tipo de solicitante, CNPJ ou CPF, nome e placa do veículo.

Responsabilidade com os colaboradores:

Em momentos desafiadores como esse que estamos vivendo, empresas de vários setores e segmentos estão buscando alternativas para manter suas atividades, e, para isso, necessitam contar com opções de transporte eficientes e seguras para o deslocamento diário dos colaboradores.

Já pensou como esse novo decreto de rodízio irá influenciar sua empresa? A BusUp pode ajudar com o deslocamento dos seus colaboradores com mais segurança, flexibilidade e transparência.  

Somos uma empresa de serviços com atuação nacional especialista em gestão e otimização de transporte por fretamento compartilhado. Nossa tecnologia de roteirização e know how de décadas em fretamento corporativo possibilita o desenvolvimento de rotas de fretados com base na localização dos colaboradores, com o objetivo de oferecer um serviço de excelência para eles com o menor custo possível para a sua empresa.

A BusUp conta com rigoroso protocolo de higiene e limpeza dos fretados com álcool 70%, orientação dos motoristas, além da adoção de uma distância de segurança entre os passageiros de acordo com todas as normas. Em nossos fretados em operação, o uso de máscaras é obrigatório, seguindo o estipulado pelo com o Decreto do Governo do Estado de São Paulo (Decreto 59.384/2020 – O uso de máscaras em locais públicos, ambientes compartilhados de trabalho e transporte coletivo, inclusive fretados).

Com a BusUp sua empresa não precisará se preocupar com o rodízio de veículos, trânsito, multas e, seus colaboradores poderão chegar ao trabalho mais descansados. 

Quer saber mais sobre transporte fretado para a sua empresa? Entre em contato com nossa equipe. Ligue para: (11) 4552-6462


​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog