Fretamento: Quanto tempo você leva para ir ao trabalho com cada meio de transporte?

4 minutos

Quanto vale seu tempo? Se você gasta mais de uma hora para ir ao trabalho todos os dias, essa pergunta é importantíssima.

Por exemplo, você sabia que o paulistano gasta, em média, 2 horas e 43 minutos no trânsito todos os dias?

Isso não é nem um pouco saudável ou produtivo. Afinal, é uma boa parte do dia que é desperdiçada e se torna inútil para a grande maioria das pessoas.

Por isso, é importante pensarmos em formas de combater esse problema. É claro que o governo deve executar planos de mobilidade urbana, mas também podemos fazer nossa parte.

E isso requer pensarmos em nosso meio de transporte. Em outra oportunidade, falamos sobre os custos de cada meio de transporte. Dessa vez, vamos falar de economia de tempo.

Como calcular o tempo gasto com cada meio de transporte?

Essa é uma medida deve ter um peso importante na hora de analisar os meios de transporte!

Esse cálculo é totalmente relativo. Afinal, depende muito da região onde você está. Entretanto, dá para usarmos algumas ferramentas e termos uma ideia!

Uma medida é o tempo gasto para percorrer 1 quilômetro:

  • A pé: 15 a 20 minutos;
  • De bicicleta: 4 minutos;
  • Carros e ônibus: 2 minutos por quilômetro (ou menos) na cidade.

Você pode se perguntar: e os outros tipos de transporte público, como o metrô? Bem, é aí que o cálculo fica ainda mais variável!

Se você mora na grande São Paulo, pode usar a ferramenta da CPTM para colocar seu ponto de partida e destino, e ela simula a duração da viagem (ela fica no canto direito, “para onde você vai?”).

Falando em ferramentas, o Google Maps é excelente para isso também! Dá para simular viagens de qualquer partida e destino. O app ainda te deixa escolher entre alguns meios de transporte, até mesmo aplicativos de carona, então é um bom começo para quem precisa calcular o tempo gasto com cada meio de transporte.

Aproveite melhor seu tempo no trânsito

Buscar outros meios de transporte é uma excelente solução para reduzir o tempo gasto no trânsito. Isso pode, inclusive, melhorar a mobilidade urbana e favorecer todo mundo!

Mas ainda é possível aproveitar melhor o tempo no trânsito. Dependendo de como você vai ao trabalho, dá para usar esse tempo para ler um livro, estudar, assistir a uma série ou até mesmo dormir.

Entretanto, isso só é possível se você buscar meios de transporte mais confortáveis – e esse é um assunto para um próximo texto!

Enquanto isso, você pode acessar nosso guia para escolher o melhor meio de transporte! É gratuito!

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog