Terceirização do fretamento continuo. Saiba como funciona.

10 minutos

O fretamento contínuo é uma modalidade de transporte comum para o deslocamento diário de equipes ao trabalho, indicado para aqueles que residem a uma média e/ou longa distância.

Para atender as necessidades dos seus colaboradores, é necessário que esse serviço seja o mais customizado possível, levando em consideração a quantidade de colaboradores, quantidade de rotas, planejamento de itinerários e mapeamento de pontos de encontro, visando a comodidade dos passageiros, otimização de tempo e também recursos da empresa.

Se você está buscando uma solução de fretamento contínuo, esse artigo te auxiliará a entender esse serviço. Antes de tudo, lembre-se:  Independentemente do meio que você escolherá para o transporte dos colaboradores é necessário contratar uma solução que se adeque as necessidades da sua equipe e ao orçamento disponível da empresa.

O que você precisa considerar na contratação do serviço de fretamento contínuo?

A decisão de contratação desse serviço deve ser tomada visando o não desperdício de capital da empresa e a otimização dos recursos. Por isso, apresentamos algumas questões que podem influenciar nessa decisão:

Sua empresa dispõe de uma equipe ou profissional exclusivo para o planejamento, implantação e acompanhamento da operação de fretamento corporativo?

Esses profissionais saberiam lidar com questões como a ociosidade dos veículos (pouco uso do serviço de fretamento) e assim elencar pontos de melhoria para serem aperfeiçoados?  

Sabe-se que essas questões são muito específicas e para resolve-las é necessário certo conhecimento técnico, além da disponibilidade de tempo. Por isso, olhar para a estrutura interna da equipe é o ponto de partida da contratação desse serviço.

Se as respostas as perguntas anteriores foram positivas ou negativas, há opções de terceirização do fretamento corporativo que se adequam a ambos os casos. Conheça mais sobre as opções de terceirização de fretamento a seguir:

Possibilidades de terceirização de fretamento contínuo

A terceirização do fretamento contínuo é uma opção para as empresas que buscam mais tranquilidade na gestão do transporte corporativo. Com esse serviço, uma empresa é contratada para cuidar de todo o processo de transporte contínuo, detendo toda a frota de ônibus, sistemas, experiência e colaboradores para a execução do serviço contratado. Desta forma, a empresa contratante não precisa se preocupar e ganha mais tempo para dedicar suas energias nos demais processos internos da empresa.

Segundo dados do IBGE, em 2018, os terceirizados correspondiam a 22% da mão de obra formal, dado este que mostra a terceirização cada vez mais comum no Brasil. Como principais benefícios da adoção dessa prática tem-se a economia com contratações efetivas e infraestrutura, a possibilidade de redução de custos internos com processos, além da manutenção de um serviço especializado e qualidade. 

Ao optar pela terceirização do fretamento contínuo, você terá duas possibilidades principais como é possível ver a seguir:

Frota terceirizada

Nessa modalidade, a empresa entra em contato com uma empresa de transporte para a contratação dos veículos para o transporte diário dos colaboradores. Com a frota terceirizada, a empresa não precisará se preocupar com os veículos e motoristas, no entanto, necessitará acompanhar a efetividade do serviço de fretamento de perto, muitas vezes, com uma equipe interna dedicada para essa função. O acompanhamento e controle deverá ser feito de forma manual levando em consideração questões técnicas como o controle de acesso dos colaboradores, a ocupação dos veículos, as linhas em operação, além de fazer o mapeamento da quantidade de veículos que serão necessários para cobrir a demanda da empresa.

Terceirização total do fretamento corporativo  

Nessa opção, a prestadora de serviços especializada em fretamento contínuo cuidará de todas as questões desse serviço, desde o mapeamento das rotas com base na localização dos colaboradores até o atendimento do colaborador sobre as questões e dúvidas dos fretados em operação.

Para esse serviço, a empresa contratada fornecerá toda a tecnologia e conhecimento técnico para traçar rotas de fretado com um sistema roteirizador responsável por viabilizar os percursos mais flexíveis para atender as equipes, desenvolver todo o planejamento de ocupação para definir quantos veículos serão necessários para atender a demanda, além do monitoramento e definição de possíveis pontos de melhoria para a redução de custos e otimização dos trajetos, propondo soluções para melhorar a ocupação, envolvendo, por exemplo, o compartilhamento com outras empresas.

Como principais pontos positivos podemos elencar a redução dos esforços da equipe interna antes responsável por todos esses processos, uma vez que a empresa contratada será responsável  por fornecer subsídios para que ambas as partes (gestor responsável e usuário/ colaborador) acompanhem a operação de fretamento de forma remota e em tempo real, além da possibilidade de centralização do serviço de fretamento em um único fornecedor.

Qual a melhor opção para a minha empresa?

Não existe uma melhor opção, mas aquela que mais se adequa a atual situação da sua empresa. Por isso, antes da contratação é necessário que o gestor veja a terceirização do serviço de fretamento como uma oportunidade de melhoria do processo de fretamento corporativo e não como um custo extra.

Opte por uma empresa que faça a otimização constante de custos e dos serviços de fretamento corporativo para oferecer o melhor para os seus colaboradores e sua empresa.

Se interessou pelo assunto ou está buscando contratar um serviço de fretamento corporativo para a sua equipe?

Conheça a BusUp. Somos uma empresa de serviços com atuação nacional especialista em gestão e otimização de transporte por fretamento.

Ligue para (11)4552-6462 ou clique no botão abaixo e preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato com você.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog