5 dicas para garantir a retenção de talentos na sua empresa

10 minutos

Confira as melhores estratégias para atrair e reter talentos 

Um dos desafios de qualquer empresa é reconhecer e reter talentos, tarefa que geralmente é destinada ao departamento de recursos humanos. Desenhar, implementar e executar uma estratégia que tenha como objetivo a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, embora não seja impossível.

A retenção de talentos não consiste apenas em oferecer um salário maior do que o empregado conseguiria em outro lugar. Dinheiro não é tudo. Da mesma forma, a oferta de conforto baseada em lazer, bem-estar para a família ou um bom local de trabalho não deve ser a opção principal para garantir a permanência de uma pessoa na empresa. Esses aspectos podem ajudar no início, mas acabam sendo ineficazes a longo prazo.

A seguir, mostramos uma série de dicas para que a sua empresa se diferencie das demais e faça com que os empregados tenham motivos – além do salário e dos benefícios – para permanecer.

New Call-to-action
A retenção de talentos é um dos principais desafios das emrpesas.

Os 5 pontos-chave para a retenção de talentos na sua empresa

1. A busca por talentos

Em primeiro lugar, não há nada mais importante do que reconhecer o talento e saber colocá-lo em sintonia com os objetivos da empresa. O dicionário oferece uma visão muito didática sobre o que é talento: capacidade intelectual especial para aprender coisas com facilidade ou para desenvolver uma atividade com grande habilidade. 

No entanto, não podemos deixar de lado a relação existente entre talento e potencial. Por potencial, entende-se que é a capacidade de uma pessoa progredir e adquirir habilidades e conhecimentos que podem ser de grande utilidade no futuro.

2. O recrutamento

Quando você tiver certeza do perfil de empregado que precisa, é o momento de estabelecer uma comunicação clara, honesta e que indique estabilidade. O recrutamento de jovens talentos é importante para agregar valor à sua empresa: tenha em mente que romper padrões é o segredo. 

A base de uma relação de trabalho se estabelece no primeiro contato. Portanto, é necessária uma análise criteriosa de como o candidato deve ingressar no processo seletivo ou qual é a oferta que a empresa está disposta a fazer.

3. Um bom ambiente de trabalho

Os primeiros dias do empregado na empresa são essenciais para garantir um bom ambiente de trabalho. A empresa deve passar uma imagem acessível, profissional e motivadora, tarefa que deve ser exercida dia após dia pelos membros de todas as equipes. 

Como um dos administradores da empresa, você tem a obrigação moral de se manter constantemente interessado no estado emocional e nas necessidades dos funcionários, para que eles possam trabalhar sempre em suas melhores condições. A melhor forma de estreitar os laços é realizar atividades fora do escritório: eventos, excursões e reuniões. 

O local ou o transporte já não são um problema hoje em dia. O aluguel de ônibus oferece a possibilidade de ter um transporte pensado nas necessidades da sua empresa e do evento que você planejou, levando em conta os horários, o tamanho do ônibus e o deslocamento. 

Uma empresa lucrativa e competitiva é aquela que está atenta em atender estas questões para, somente depois, realizar uma avaliação rigorosa. Um grande volume de informações garante a criação de um ambiente de trabalho confortável para todos os integrantes da empresa. 

4. A conciliação da vida profissional e pessoal

Aqui encontramos um dos pontos mais importantes para a retenção de talentos: a conciliação da vida profissional e pessoal. Isso porque não podemos reter os empregados se não dermos motivos para isso. Se a sede da empresa não está interligada com qualquer meio de transporte ou se chegar ao trabalho de carro implica transtornos diários – como engarrafamentos, pedágios e custos elevados – a conciliação entre a vida profissional e pessoal se torna mais difícil. Isso pode  afetar o estado emocional e o bem-estar dos empregados. 

O transporte compartilhado é uma opção mais do que eficiente para reduzir o impacto negativo de longas viagens, otimizando o tempo dos empregados. O teletrabalho também é uma tendência crescente que favorece tanto a empresa como o empregado. Está comprovado que a prática pode aumentar a produtividade entre 10% e 30% e o empregado pode dedicar mais tempo à sua vida pessoal ou à família.

A flexibilidade de horário também é algo que os empregados valorizam. Nesse ponto, o objetivo é simples: reter talentos atendendo às necessidades reais das pessoas.

5. Crescimento profissional

Esse tópico é um dos mais importantes. É sobre a empresa oferecer oportunidades de crescimento profissional ao empregado. Muitas pessoas costumam se desligar porque não vislumbram possibilidade de crescimento dentro da empresa.  

Por isso,  é conveniente implementar um plano de carreira através do qual os empregados possam ascender profissionalmente. Claro que sempre haverá um limite, embora não se deva descartar a capacidade da empresa de expandir e explorar novas opções de mercado que a complementam e favorecem o seu crescimento. Um contexto perfeito para a retenção de talentos é justamente esse, o crescimento paralelo e simultâneo da empresa e do número de empregados.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action
​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog