Como o business intelligence pode ajudar a eficiência do seu negócio

11 minutos

Descubra como as soluções de business intelligence, ou inteligência de negócios, podem trazer redução de custos por conta do uso mais racional de recursos materiais e de tempo. 

Quem trabalha nas áreas de gestão de empresas de médio porte mais cedo ou mais tarde irá se deparar com o dilema: será que vale a pena investir em tecnologia? Por um lado, estudos mostram a necessidade de as empresas apostarem na transformação digital para se manterem bem posicionadas em relação à concorrência.

Conforme aumenta o grau de maturidade digital de uma organização, há uma aceleração do processo de digitalização, aumentando sua distância em relação às demais empresas, segundo a McKinsey.

New Call-to-action

Em compensação, o desenvolvimento de soluções altamente tecnológicas costuma ter um custo alto e nem sempre é possível fazer frente aos investimentos. E o atual cenário contribuiu para isso: uma pesquisa da Deloitte indica que nunca se investiu tanto em tecnologia quanto em 2020.

Para começar: o que é business intelligence?

O conceito de business intelligence (BI) define as técnicas utilizadas para analisar a gestão do seu negócio por meio da transformação de dados brutos em informações relevantes. Para que isso aconteça, são adotadas ferramentas de monitoramento, coleta e organização de grandes volumes de dados.

Eles são, então, interpretados, ajudando a identificar oportunidades de negócio e a elaborar estratégias mais efetivas para gerar diferenciais competitivos em relação à concorrência. Em resumo, BI é um método inteligente de análise de dados, que dá suporte à tomada de decisões estratégicas convertendo dados quantitativos em informações qualitativas.

O Business Intelligence contribui na tomada de decisão e identificação de oportunidades.

Como o Business Intelligence pode ser usado nas empresas

Existem várias maneiras de implementar soluções de BI em seu negócio. As ferramentas mais conhecidas são o IBM Watson Analytics, a Microsoft Power BI, o Google Data Studio e outras.

Mas independentemente da solução escolhida, vale a pena observar alguns pontos importantes. Confira nossas dicas:

  • As tecnologias mais utilizadas permitem visualizar o histórico de operações, o status atual e previsões sobre possíveis cenários futuros. Verifique se a plataforma que você escolheu tem esses recursos.
  • Os sistemas também devem ser capazes de emitir relatórios com base em mineração de dados, análises de desempenho, análises preditivas, processamento de eventos complexos e outros. Use essas informações para melhorar o processo de tomada de decisões e garanta uma importante economia de tempo dos gestores.
  • As estratégias baseadas em dados têm impacto em diversos processos das empresas. Os principais sistemas possibilitam que as análises de BI sejam disponibilizadas para colaboradores de vários níveis. Assegure que eles sejam efetivamente usados como uma aplicação estratégica integrada

Foco no cliente

É cada vez mais importante para as empresas criar processos que atendam de forma rápida e unificada as demandas dos clientes. Eles usam diversas plataformas e exigem excelência no atendimento. As boas práticas de business intelligence ajudam seu negócio a detectar tendências e oportunidades, inclusive com a identificação de padrões de comportamento dos clientes.

As ferramentas servem, assim, como suporte ao desenho de estratégias de marketing, vendas, atendimento ao cliente e até mesmo ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Ao adotar práticas que promovem a inteligência de negócios, as empresas otimizam a alocação de recursos humanos e financeiros, o que se reflete na economia de custos. 

Integração: a chave uma implementação bem sucedida

Para ser efetiva, a análise de business intelligence precisa ser incorporada à cultura empresarial. Ou seja: todas as áreas devem ter acesso a relatórios e desenvolver processos de tomada de decisões baseadas em dados.

Dentre os principais benefícios destacam-se a organização estratégica de processos internos e a integração entre os setores para gerar maior eficiência. Sem contar, ainda, a clareza sobre necessidades dos clientes e a identificação de falhas e oportunidades que permitam melhorar o desempenho do negócio.

Mas é importante ter cuidado: a ideia das soluções de BI é apoiar as decisões com base em dados bem interpretados — só que a expertise humana é parte fundamental no processo.

Os relatórios podem — e devem — ser usados para mapear tendências e comportamentos de clientes e do mercado e para validar conclusões, sem abrir mão da curadoria de dados. É ela que irá dar contexto aos dados, além de unir a análise de informações à sua estratégia de negócios.

Resumo final sobre Business Intelligence

Por fim, o Business intelligence é um conjunto de soluções adotadas para transformar dados brutos em informações relevantes. Isso apoia a tomada de decisões de forma integrada, em diversos níveis da empresa. Sempre levando em consideração, claro, as demandas dos clientes e as tendências do mercado.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp

Como economizar com o transporte de funcionários

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog