Dicas para uma melhor gestão de compras

7 minutos

O setor de compras é responsável por todos os processos de aquisição de bens e serviços de uma empresa, pensando estrategicamente na qualidade e quantidade necessária dos insumos de produção, mercadorias, equipamentos até mesmo os materiais de escritório. Esse profissional é responsável também pelas negociações com fornecedores, recebendo e comparando propostas com o objetivo de escolher a mais adequada para a empresa. É uma atividade fundamental para o bom gerenciamento da organização, pois ela está ligada diretamente com os lucros da empresa.

Por isso, essa atividade deve ser realizada com total eficiência para que não ocorra a perda das vendas, nem gerar prejuízos para o negócio.

Função do setor de gestão de compras:

Em linhas gerais, o setor de compras é responsável por comprar o material certo, com o preço certo, do fornecedor ideal, no momento e na quantidade certas, mantendo o fluxo contínuo de mercadorias e suprimentos necessários para uma empresa.

Nessa função, o planejamento é essencial e para isso, uma boa gestão é imprescindível, tanto das compras quanto das vendas, garantindo todos os suprimentos necessários sem comprometer as finanças da empresa, aproveitando sempre as oportunidades de redução de despesas e a otimização de recursos.

Além disso, é necessário que o estoque seja sempre organizado, por meio do monitoramento das entradas e saídas de produtos. A seguir, você poderá conferir algumas dicas para te ajudar a fazer uma excelente gestão de compras:

Padronize os produtos:

O seu estoque precisa estar organizado para a fácil identificação dos produtos que possam estar em falta. Crie categorias para que os itens que forem comercializados estejam em ordem. Utilize os códigos de barras de cada produto para ter uma organização no sistema para facilitar os processos de entrada e saída.

Tenha um bom relacionamento com os fornecedores:

Por meio de um planejamento de compras, a ideia é que a empresa e os fornecedores trabalhem em conjunto. Um ponto importante desse relacionamento é a negociação prazos de entrega e pagamento, além da possibilidade de realizar algum pedido “urgente” ou uma demanda inesperada com rapidez.

Tenha nos fornecedores parceiros estratégicos, além de soluções tecnológicas para te ajudar nessa tarefa. A melhor forma de verificar os preços é por meio da realização de orçamentos. Busque estabelecer como padrão a realização de, pelo menos, 03 orçamentos.

Sistema de Gestão:

Use a tecnologia a seu favor, contrate um software que garante que o estoque esteja sempre coerente. Além de que você pode gerenciar os processos de orçamentos do produto, emissão de notas ficais e obter as métricas de produtos que mais saem.

Se a intenção da sua empresa é deixar o ciclo de compras da sua empresa focado em redução de custos, no aumento do seu lucro, é importante ficar atento aos sistemas de gestão, sendo o controle dos pedidos de compras, o gerenciamento e cadastro de fornecedores.

Possibilidade de otimização de transporte fretado.

Em momentos de crise como o que estamos vivendo atualmente, a redução de custos é sempre uma alternativa muito recorrente em empresas de diversos segmentos e portes. Recorrer a terceirização, especialmente de serviços como o transporte fretado, pode ser uma boa opção para continuar oferecendo um serviço de extrema qualidade para os seus colaboradores.

A BusUp é uma plataforma tecnológica de outsourcing de fretamento que oferece soluções de transporte fretado para colaboradores na medida da sua empresa. Com o conhecimento de décadas no mercado de fretamento aliada a tecnologia para a otimização e gestão de serviços de transporte por fretamento compartilhado, a BusUp analisa as necessidades de transporte para garantir o melhor aos seus colaboradores com o menor custo possível para a sua empresa.

Reduza em até 40% o custo com o transporte corporativos com a BusUp.

Quer saber mais? Ligue (11) 4552-6462 ou clique no botão abaixo e preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato.

Calculou, Economizou, Mudou para a BusUp!

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog