A falta de motivação no trabalho leva ao bloqueio criativo e dificuldade de resolver problemas diários.

Falta de motivação no trabalho: saiba como superá-la na sua empresa

12 minutos

Um dos maiores desafios do mundo corporativo é evitar a falta de motivação no trabalho

A falta de motivação no trabalho é um problema que pode ser reduzido a partir de um modelo de negócio que tenha enfoque no capital humano. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, a insatisfação com o trabalho atinge 56% dos trabalhadores formais do Brasil. Isso acontece não só pela falta de reconhecimento profissional, como pela ausência de oportunidades claras de crescimento dentro da empresa.

De acordo com a consultoria de RH Robert Half, cerca de 40% dos profissionais se sentem desmotivados na sua carreira e local de trabalho. Isso mostra que o desânimo dos profissionais é uma realidade dentro das organizações e precisa ser contornado para que não cause maiores prejuízos.

Neste artigo, serão tratadas as causas da falta de motivação no trabalho, como identificar a insatisfação dos colaboradores e como mudar essa realidade.

New Call-to-action
A falta de motivação no trabalho leva ao bloqueio criativo e dificuldade de resolver problemas diários.
Funcionária cansada e preocupada olhando para a tela do computador

Quais as principais causas da falta de motivação no trabalho? 

Colaboradores desmotivados podem causar prejuízos na produtividade da empresa.  Entre as 5 questões que mais prejudicam a motivação dos funcionários estão:

1. Ausência de suporte da empresa

A falta de processos internos claros ou mal estruturados podem ser prejudiciais para a motivação do funcionário. Isso porque quando o colaborador não consegue entender o funcionamento da empresa e como ele está inserido no processo, pode demonstrar queda na produtividade, apreensão e desmotivação.

2. Salários baixos

A competitividade salarial é um ponto desmotivador, afinal, mesmo com a saturação do mercado, os bons profissionais são os que geram maior competitividade. Porém, profissionais especializados precisam ser mais bem remunerados e seguirem um cenário de mercado aceitável. Caso contrário, a retenção de talentos será cada vez mais difícil.

3. Falta de reconhecimento profissional

Profissionais que não se sentem reconhecidos tendem a diminuir sua produtividade. Afinal, o reconhecimento é motivador e estimula o colaborador  no aperfeiçoamento de seu desempenho, caso contrário, sua performance será cada vez pior.

4. Oportunidade de carreira

A empresa que não oferece perspectivas de crescimento para o funcionário irá perdê-lo, pois o colaborador deseja ter perspectiva de progresso na carreira, crescendo sempre junto com os negócios.

5. Benefícios competitivos

Oferecer benefícios para melhorar a vida do colaborador é um fator crucial na motivação. Afinal, é importante que a empresa demonstre potencial e interesse em ajudar o funcionário com o transporte, alimentação, plano de saúde e outras possíveis bonificações.

Identifique os fatores que causam falta de motivação na sua empresa

A área de gestão de pessoas precisa estar sempre atenta aos feedbacks trazidos pelos gestores de cada setor. Para isso, é preciso analisar alguns pontos como:

1. Entender o motivo da queda no desempenho

Este é o ponto de partida: assim que o profissional apresentar divergências na produtividade, é importante entender se os motivos estão ligados a problemas pessoais – como questões familiares ou doenças – ou, por questões profissionais, como ambiente de trabalho pesado ou falta de treinamento.

2. Checar se o ambiente organizacional é conflitante

Os profissionais tendem a ficar mais desmotivados quando estão expostos a ambientes tóxicos (quando as relações entre os colaboradores e ou a forma como o profissional é tratada não é cordial ou condizente com o ambiente de trabalho). Portanto, é importante entender se questões relacionadas às pressões, falta de gerenciamento ou conflitos com gestores e demais colaboradores podem estar interferindo na produtividade.

3. Rotatividade de funcionários

Quando os funcionários se demitem ou precisam ser modificados constantemente, algo está errado. Este é um sinal de que é necessária uma análise mais detalhada dos setores e processos da empresa. Identifique quais as fraquezas neste aspecto, elas podem estar relacionadas à própria organização ou à má gestão de processos seletivos e treinamento de funcionários.  

Como mudar a realidade da falta de motivação no trabalho?

Para tornar a equipe mais motivada e engajada com o trabalho, é importante fazer mudanças estruturais no processo de trabalho:

  • Motive os funcionários com metas engajadoras: É importante motivar o colaborador para que alcance suas metas pessoais e os objetivos da empresa. Alguns exemplos são bonificações ou atividades extras alcançadas pelo bom desempenho nas atividades.
  • Crie programas de incentivo e recompensa: É importante recompensar os funcionários por participar das ações da empresa e atingir as metas estipuladas. Use a gamificação, por exemplo, para criar jogos interativos para o setor de RH. Isso ajuda os colaboradores a passar por treinamentos ou se familiarizar com a cultura da empresa, oferecendo premiações ao funcionário por participar das atividades.
  • Aproxime o funcionário da organização: Crie estratégias que estreitam o relacionamento do colaborador com a empresa.  Faça eventos ou atividades em datas comemorativas e fatos importantes para a organização, por exemplo. 
  • Cultive o entusiasmo e lealdade: Ofereça ao funcionário transporte de qualidade, auxílio cultura e academia, por exemplo. Isso fará com que o profissional se sinta motivado e feliz na empresa. Assim ele será cada vez mais leal aos objetivos da organização.

A cultura organização ajuda a reduzir a falta de motivação no trabalho

É primordial para o sucesso de uma organização ter funcionários motivados. Empresas como Google e Coca Cola, por exemplo, mudaram a cultura organizacional e tornaram a empresa mais interessante para o funcionário, aumentando a motivação e produtividade  no trabalho.

O segredo é investir pesado no bem-estar, criando estratégias para tornar a vida dos colaboradores dentro da organização ainda melhor, gerando melhores performances, resultados e principalmente aproximando a empresa e funcionários.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog