Setor de suprimentos: como usá-lo de forma estratégica em sua empresa

8 minutos

Muito além das compras, a gestão de supply chain no setor de suprimentos deve estar alinhada à estratégia da empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo, a falta de alinhamento entre a cadeia de suprimentos e a estratégia da empresa pode ter impactos negativos nos resultados do negócio.  Por ser a área responsável pelas compras, o setor de suprimentos consome a maior parte dos recursos obtidos com as vendas. De acordo com um estudo feito pela Universidade Federal do Ceará, o setor interfere diretamente na competitividade da empresa, pois quando as compras são mal planejadas, elas afetam a lucratividade

Entre as principais consequências da falta de alinhamento estratégico, estão a falta de eficiência financeira, a existência de gargalos na produção e a dificuldade para maximizar os recursos da empresa. Isso sem falar no risco de não conseguir satisfazer as necessidades dos clientes.

Diante de tudo isso, o setor de suprimentos precisa ir além das atividades rotineiras de cotar preços, gerenciar fornecedores e realizar compras. Neste artigo, entenda o que é e como atua o setor de suprimentos.

New Call-to-action
O setor de suprimentos é responsável por todos os processos de aquisição de bens necessários ao funcionamento da empresa.
Funcionário do setor de suprimentos trabalha em um tablet

Entenda o que são suprimentos

Ainda é comum as pessoas se referirem aos suprimentos como sinônimo de “compras”. Contudo, essa é uma simplificação comum que não reflete a realidade das organizações mais estruturadas. Nestas, a área de suprimentos é responsável por toda a cadeia de aquisição, envolvendo desde a busca por bens e serviços estratégicos até a produção, a negociação com os respectivos fornecedores e a aquisição pelos melhores preços. 

Portanto, a compra é apenas a etapa final do processo que envolve a gestão dos suprimentos. Segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a integração entre logística, fornecedores e clientes contribui para o aumento da lucratividade das empresas. 

Este papel estratégico da área ficou ainda mais evidenciado no cenário pós-pandemia. Segundo a consultoria KPMG, este momento trouxe maior foco dos consumidores para a disponibilidade de produtos e serviços. Isso irá exigir que as cadeias de suprimentos tenham cada vez mais uma maior eficiência com menores custos.

Como atua o setor de suprimentos

As principais atividades desempenhadas pelo setor de suprimentos são organizadas de acordo com o ciclo de compras.

  • Recebimento de solicitações: este é o primeiro passo para uma gestão de suprimentos eficiente. O ideal é que este processo seja padronizado, para organizar as demandas de forma racional e eficiente.
  • Gestão de fornecedores: vale investir na criação de um banco de fornecedores o mais completo possível, com informações sobre os padrões dos produtos, prazos de entrega, prazos de pagamento e outras.
  • Coleta de preços: nesta etapa, o importante é observar a relação custo-benefício. Avaliar as propostas detalhadamente e, quando necessário, envolver o cliente interno na tomada de decisão são passos fundamentais.
  • Negociação, solicitação e recebimento da compra: em geral, é a equipe de suprimentos que faz a negociação com os fornecedores. Depois de chegar a um acordo sobre as condições de entrega e pagamento, há ainda a responsabilidade de receber os produtos adquiridos.
  • Aprovação do pagamento: a última parte do processo é o pagamento. Para ter certeza de que tudo ocorreu corretamente, é importante verificar com a área demandante antes de autorizar a quitação da compra.

Todas essas etapas devem ser realizadas em conformidade com a política de compras estabelecida previamente. A equipe de suprimentos deve estar capacitada a entender os princípios que regem as aquisições da empresa, de forma a ter sempre em mente o alinhamento estratégico da atividade.

Gerenciar suprimentos de forma estratégica é a chave para otimizar os recursos da empresa

O gerenciamento estratégico do setor de suprimentos é fundamental para atender as demandas das áreas de produção de forma eficiente. Para isso, é importante que o setor de suprimentos esteja sempre alinhado aos valores da empresa. Isso possibilita satisfazer as exigências de qualidade e maximizar os recursos da empresa.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog