Como realizar entrevistas em grupo de forma estratégica?

12 minutos

Saiba quais são os benefícios das entrevistas em grupo

As entrevistas em grupo são cada vez mais utilizadas pelas empresas, de forma estratégica, como parte do processo seletivo. Para além da otimização que se alcança ao reunir um número maior de candidatos, os dados obtidos podem ser também mais apurados e confiáveis.

De acordo com matéria da Você RH, um levantamento de 2017 realizado pelo site CareerBuilder revelou que 74% das organizações admitem ter feito contratações equivocadas. Recrutamentos mal sucedidos consomem tempo desnecessário, geram retrabalho e podem ter altos custos para as empresas.

Neste artigo, veremos quais são os problemas decorrentes de um processo seletivo mal planejado e como as entrevistas em grupo podem auxiliar no recrutamento de candidatos.

New Call-to-action
Interação entre os candidatos

Veja quais são os 2 principais impactos de um processo seletivo mal conduzido

A escolha de colaboradores adequados às necessidades da empresa é extremamente importante, por isso o processo de recrutamento merece atenção especial dos gestores. Segundo pesquisa de Harvard, a má gestão de talentos traz sérios prejuízos para as organizações e impacta diretamente o nível de competitividade no mercado. Os principais impactos são:

1. Custos altos

De acordo com relatório da Recruitment & Employment Confederation, organização britânica, uma má contratação pode custar à empresa três vezes mais do que o salário do funcionário. Os impactos financeiros de recrutamentos mal conduzidos e contratações inadequadas podem chegar a 200 mil dólares mensais de prejuízo para as organizações.

2. Gasto excessivo de tempo

O tempo que se gasta com processos seletivos sem o devido planejamento é outro impacto considerável nos negócios de uma empresa. Em matéria do portal Terra, estudos mostram que os métodos de recrutamento tradicionais gastam mais tempo e são menos eficazes, chegando a gerar até 19% de taxa de turnover.

Entrevistas em grupo: conheça os benefícios

Segundo artigo publicado na Revista Espaço Acadêmico da UEM, essa modalidade de entrevista foca menos em perguntas e respostas e mais na interação entre os candidatos. Esse tipo de processo seletivo permite uma análise mais profunda e eficaz dos discursos, dando maior credibilidade ao recrutamento. Veja alguns dos principais benefícios na adoção dessa ferramenta de seleção de candidatos:

  • Otimização do tempo
  • Dados mais consistentes
  • Redução de custos
  • Escolhas mais criteriosas
  • Avaliação de talentos em dinâmicas de grupo, permitindo a análise do trabalho e em equipe

Agora que você já conhece os principais benefícios, vamos ver como as entrevistas funcionam na prática.

Saiba quais são os 4 passos fundamentais para obter bons resultados das entrevistas em grupo

Alguns passos são bastante importantes para que as entrevistas sejam bem sucedidas e a seleção dos candidatos eficaz. Vejamos:

1. Planejamento

Toda ação, processo ou atividade tem no planejamento o seu primeiro passo e com a adoção da ferramenta de entrevistas em grupo não é diferente. Ter os objetivos bem definidos é condição sine qua non para o sucesso de qualquer método adotado. Portanto, antes de dar início ao processo seletivo, elabore um plano claro do que se pretende e quais são as etapas e metodologias que serão implementadas.

2. Novas tecnologias

O uso de novos recursos de recrutamento disponíveis, como por exemplo as redes sociais e seus mecanismos de indicação de pares, deve ser considerado e avaliado. Estudos apontam que 42% das empresas que utilizam estratégias de recrutamento via redes sociais atingem um aumento significativo nos acertos com as contratações. Outro ponto importante é que 20% delas reduziram o tempo entre a busca e a contratação de profissionais qualificados, além de diminuir a taxa de turnover em 13%.

3. Capacitação dos entrevistadores

O treinamento dos recrutadores é um passo que não pode ser esquecido, deles depende a boa condução das entrevistas e a mediação da interação dos candidatos. Os entrevistadores devem desenvolver habilidades de comunicação, liderança e foco nas características desejadas dos candidatos de acordo com as vagas oferecidas. Além disso, ter uma percepção de um possível aproveitamento de candidatos e até mesmo a criação de um banco de talentos pode otimizar buscas futuras.

4. Técnicas de coleta e análise de dados

A coleta e análise de dados deve ter um bom grau de precisão para que as entrevistas sejam aproveitadas em todo seu potencial. Para tal, é interessante usar algum tipo de sistema de gestão que permita detectar e classificar os dados obtidos. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, divulgada em 2019, já tem algum tempo que o RH vem se digitalizando. Cerca de 63% das empresas investem em tecnologia para a gestão de pessoas,o que pode agilizar muito o processo seletivo e reduzir as falhas.

Faça a escolha certa

Os funcionários de uma organização são o seu maior patrimônio, por isso os processos seletivos são extremamente importantes e devem ser bem planejados. A escolha de uma equipe adequada às necessidades da empresa é fundamental para atingir suas metas estratégicas e se manter competitiva.

As entrevistas em grupo se mostram eficientes tanto na otimização de tempo de recrutamento quanto em maior sofisticação do método, viabilizando escolhas mais assertivas. Além disso, reduz consideravelmente os custos financeiros tanto do processo de seleção quanto das possíveis contratações equivocadas que a falta de gestão pode ocasionar. O uso de novas tecnologias e a reavaliação dos métodos devem ser observados em um processo de melhoria contínua.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

New Call-to-action

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog