Tecnologia nas empresas. Quais as principais contribuições nos setores?

9 minutos

Da automação ao controle de gastos, todas as áreas se beneficiam da boa aplicação da tecnologia nas empresas

O mercado está cada vez mais acirrado e competitivo graças ao aumento das empresas e qualidade dos produtos e serviços. Isso faz com que as organizações busquem a inovação nos produtos que entregam aos seus clientes, bem como aperfeiçoem suas próprias estruturas internas com foco na diferenciação.

Nesse contexto, a busca por tecnologia nas empresas é uma demanda cada vez mais latente. As novas ferramentas vêm para contribuir com o trabalho desenvolvido, otimizando questões como a gestão e transparência no controle de informações entre os setores, além de facilitar o dia a dia do capital humano.

De que forma a tecnologia nas empresas pode ajudar?

Uma das contribuições da tecnologia no contexto organizacional é auxiliar na integração entre os departamentos, unindo os interesses e contribuindo para o alinhamento e trabalho em equipe. Dentre os pontos de destaque, estão a possibilidade de alcance de mais eficiência na gestão, agilidade nos processos, e redução de custos. 

A seguir, você verá alguns exemplos de como a tecnologia pode auxiliar as áreas e potencializar seus resultados:

Comunicação e Marketing

A necessidade do desenvolvimento de estratégias para a atualização frequente das redes sociais das empresas faz com que elas estejam cada vez mais conectadas e online. 

Nesse contexto, as ferramentas e softwares voltados para mensurar e potencializar os resultados de campanhas de marketing digital se tornam necessárias para uma estratégia completa. Em especial aquelas com foco em acompanhar de forma personalizada a jornada de compra dos clientes

A tecnologia também vem para contribuir com questões de comunicação interna e entre departamentos. Ou seja: ajuda para que todos tenham os mesmos objetivos estratégicos da organização. Com isso, as ferramentas de comunicação interna possibilitam a troca sinérgica de informações entre departamentos, promovendo a informação relevante, diminuindo ruídos e aumentando o engajamento.

Compras e administração

Sistemas automatizados para controle do fluxo dos dados corporativos como estoque, vendas e finanças são essenciais para orientar melhor os investimentos e evitar prejuízos. Por isso, eles são cada vez mais requisitados quando se fala em organização.

Tais softwares possibilitam realizar diagnósticos e sugerir medidas para solucionar questões frequentes nas organizações: formas de reduzir custos e aumentar a produtividade.

Recursos Humanos

São crescentes os softwares desenvolvidos para automatizar processos que antes eram realizados de forma manual. Os principais exemplos são o recrutamento e seleção de novos talentos por meio de plataformas de Recursos Humanos que possibilitam, dentre outras funções, a pré-seleção de acordo com as habilidades requeridas. 

Elas também promovem a otimização das formas com que os colaboradores têm o desempenho avaliado, sugerindo também como estes podem ser treinados e aperfeiçoados para o desenvolvimento de suas funções. 

Outra aplicação da tecnologia no setor de RH se dá por meio da viabilidade da tecnologia na mobilidade diária dos colaboradores. Os softwares especializados de fretamento proporcionam ao gestor mais transparência e controle sobre as informações de fretamento. Assim, contribuem de forma 100% digital para a rastreabilidade dos colaboradores que utilizam o fretado todos os dias.

Esse departamento deve ser cada vez mais estratégico dentro das organizações. Logo, a necessidade crescente do acesso a dados para a tomada de decisões rápidas, precisas e eficientes.

Crescimento do mercado de tecnologia em meio a pandemia  

Em meio a um cenário de pandemia e distanciamento social, o movimento de digitalização foi notavelmente acelerado. Em especial as startups — empresa que trabalha com uma ideia diferente e em formato escalável. Elas surgem para propor soluções para e resolver questões diversas do cenário corporativo e social. 

Como essência de fazer mais com menos, esse modelo de negócio é atual e inovador e está em fase de expansão.

Dados da empresa Distrito, que mapeia o setor, indicam que aconteceram 100 aquisições de startups entre janeiro e setembro de 2020. Isso mostra o cenário promissor dessas empresas que estão em processo de aceleração.

Independentemente do segmento, a atualização e inserção da tecnologia no contexto organizacional é essencial para gerar novos resultados. Sua prática abre os horizontes para as inovações do mercado, dando caminhos de como a empresa pode se adaptar para se manter competitiva.

Gostou desse conteúdo? Siga a BusUp nas redes sociais e acompanhe como contribuímos com empresas de diversos portes e segmentos com nossa tecnologia em fretamento de colaboradores.

Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.

Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog