O que é employee experience e qual a importância desse conceito para a sua empresa?

8 minutos

Uma organização é composta por um leque de públicos de relacionamento, que, em linhas gerais, podem ser classificados como público interno e público externo. Dentre o principal público interno de uma empresa estão os colaboradores e são exemplos de públicos externos os fornecedores, a comunidade, os clientes entre outros grupos de relacionamento.

No cenário corporativo atual, o papel do colaborador nunca esteve tão evidente para a estruturação e sustentação de uma organização. Por isso, a importância do employee experience, que é uma estratégia de gestão de pessoas que pode ser traduzida como a experiência do colaborador com relação a empresa que ele faz parte. 

Com essa estratégia, o gestor de recursos humanos consegue entender como os colaboradores se sentem no dia a dia de trabalho e de maneira eles vivem a cultura organizacional. Por meio dessas informações, é possível alinhá-los aos princípios, valores e metas da organização e assim fortalecer ainda mais o elo de cada um deles com a marca.

Para aplicar essa estratégia é necessário olhar para dentro da organização para entender o perfil do público interno e assim engajá-los com ações direcionadas e assertivas. Nesse artigo você verá algumas sugestões para melhorar a experiência dos colaboradores.

Como a experiência dos colaboradores pode ser melhorada?

Como dito anteriormente, o employee experience tem como essência a implantação de melhorias na rotina dos colaboradores para que eles se sintam cada vez mais motivados dentro do ambiente de trabalho. Essa estratégia, além de auxiliar no engajamento, atua diretamente na atração e retenção de talentos.

 Sabe-se que, dentro de um ambiente organizacional, cada colaborador pode se sentir motivado de uma maneira diferente, desta forma, é necessário selecionar ações e iniciativas que sejam positivas para todos. Por isso, antes de começar a implementar a estratégia de employee experience é essencial que o gestor tenha conhecimento profundo do seu público interno, por meio da aplicação e mensuração de uma pesquisa de clima organizacional.

A seguir, serão elencadas algumas práticas que podem auxiliar nesse processo. Vale destacar que não existe uma receita formada, mas boas práticas podem ser replicadas e podem fazer a diferença no dia a dia dos colaboradores. Veja a seguir:  

Faça a implantação de uma comunicação interna sinérgica

Os canais de comunicação interna de uma organização são os meios pelos quais as informações são transmitidas para os colaboradores de uma empresa. Para serem efetivos, esses canais precisam ser abastecidos frequentemente com conteúdo relevante e de interesse para todos, tanto para aqueles colaboradores que estão ingressando na empresa agora como para os que já fazem parte do cenário organizacional há mais tempo.  

Para potencializar o employee experience, utilize todos os canais de comunicação interna para compartilhar boas práticas, o DNA da empresa e ressalte o papel dos colaboradores nesse cenário. É necessário que cada colaborador se sinta parte da organização.

Fortaleça o employee branding

O employer branding é o fortalecimento da marca e da empresa como um bom lugar para se trabalhar. Essa estratégia começa de dentro, por meio da visão dos colaboradores da empresa e também reflete no externo, sendo essencial para atrair olhares dos talentos potenciais do mercado.

Para esse fortalecimento, o papel das lideranças é imprescindível, especialmente na prática de feedback e reconhecimento dos colaboradores em meio ao desempenho positivo de uma tarefa.

Invista em benefícios

A motivação dos colaboradores de uma empresa deve ser impulsionada por benefícios além do salário pago ao final de cada mês. Para agregar valor à experiencia do colaborador é importante que eles se sintam bem no ambiente de trabalho e também tenham mais qualidade de vida.

São exemplos de benefícios para os colaboradores a alternativa de trabalho em formato home office, oferecimento de benefícios flexíveis, programas de relacionamento e reconhecimento por tempo de serviço, plano de carreira bem estruturado com possibilidades de crescimento entre outros. Analise seu ambiente interno e escolha os benefícios que mais se encaixam a cultura do seu negócio.

Uma opção de benefício flexível que impacta diretamente na qualidade dos colaboradores é o transporte fretado, visto que, com sua utilização, o colaborador pode ir e voltar do trabalho com mais conforto, segurança e não precisará se preocupar com fatores externos como trânsito, estacionamento e outros.

Esse artigo foi útil para você? Caso queira inserir o transporte fretado como benefício para os seus colaboradores, fale com um dos especialistas da BusUp.

​ ​

Escreva um comentário

Não há comentários

Ainda não há nenhum comentário neste post.

​ ​

Inscreva-se no blog